Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

CIONET identifica as 9 principais tendências tecnológicas para 2017
2016-10-25

A CIONET, a maior comunidade de decisores de tecnologias da informação na Europa, identificou as nove principais tendências de inovação para 2017. A lista é feita após a recolha de informações na sua rede, que já ultrapassa os seis mil decisores tecnológicos.

De acordo com a consulta, a transformação digital modela todos os aspetos do negócio e, como a tecnologia digital continua a evoluir, acredita-se que uma transformação digital efetiva exigirá a colaboração, planeamento e inclusão de todos os departamentos nas empresas. Segundo a CIONET, serão estas as principais tendências para 2017:

1 – Aumento da agilidade e adaptabilidade no negócio:

A mudança é inevitável ou será inevitável. Contudo, a já famosa transformação digital não é só sobre a incorporação de tecnologias, mas sim sobre a cultura da empresa moderna que tem que estar preparada para a mudança e ter colaboradores que a consigam abraçar. Irá registar-se um esforço geral nos CIO’s em aumentar a agilidade da empresa.

2 – Maior importância da experiência do utilizador:

A experiência dos clientes (e também a dos colaboradores) é o objetivo final de qualquer transformação digital. Uma experiência de utilizador de alto nível mantém os clientes envolvidos e comprometidos com a marca/empresa. Este é um processo abrangente. Em qualquer lugar e em todos os lugares, os clientes podem interagir com o seu negócio e a experiência deve ser consistente e positiva, verdadeiramente omnicanal.

3 – Inovação deve acontecer rapidamente:

Não é, nem será, apenas sobre inovação, mas também sobre a velocidade e rapidez com que esta surge no mercado e se torna competitiva. As novas tecnologias têm que ser avaliadas, testadas, analisadas ​​e julgadas mais rapidamente do que nunca. As empresas já não se podem dar ao luxo de desperdiçar tempo e recursos na implementação de novas ferramentas que oferecem nenhum valor em tempo real.

4 - Abrace a força de trabalho remota:

Os jovens profissionais (Millenials) preferem flexibilidade acima de tudo. A tecnologia móvel e a proliferação da largura de banda permitem que as empresas se conectem com os melhores talentos em qualquer lugar do mundo, em qualquer fuso horário.

5 – Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR):

O sucesso do aplicativo Pokémon GO AR é um alerta para qualquer empresa que não tenha avaliado o potencial da AR e da VR. Essas tecnologias já foram limitadas à esfera de jogo, mas são agora mais fáceis de implementar do que nunca. A mudança dominante em direção à VR e AR fornece novas maneiras de conectar com os clientes e possuir uma oferta única, com interações memoráveis. A popularidade da AR e VR pode também abrir as portas para a “gamification” no local de trabalho.

6 - Interfaces de programação de aplicações (API):

Novas ferramentas e tecnologias precisam de mais do que um caminho para a viabilidade, caso contrário, o seu valor cai rapidamente. As APIs são uma arma secreta para abraçar a verdadeira transformação digital. eBay e PayPal são duas empresas que têm contado de forma significativa com estas tecnologias, as quais permitem gerir um volume extremamente elevado de transações. Em vez de ser forçado a ”casar com uma plataforma”, a API irá abrir as portas para várias plataformas juntas no mesmo ecossistema rápido e flexível.

7 – Big Data e Analytics:

A importância do Big Data para os negócios não pode ser ignorada. Há uma quantidade estonteante de dados valiosos, mas poucas empresas estão a usá-los. O Analytics impulsiona os negócios, mostrando como os clientes pensam, o que querem e como o mercado vê a marca. Na idade da transformação digital, quase tudo pode ser medido. No próximo ano, esta será uma pedra angular de como as empresas operam. Toda decisão importante pode, e deve, ser apoiada em Big Data e Analytics.

8 – A transformação digital é impulsionado pela IoT:

A Internet das Coisas oferece uma visão incomensurável na mente do cliente e também está a mudar a forma como o dia-a-dia funciona por ajudar a criar cidades mais eficientes. Com uma estimativa de 50 bilhões de IoT Sensors em 2020 e mais de 200 mil milhões de "coisas" na Internet em 2030, não existem dúvidas de que a Internet das Coisas transformará os modelos de negócio.

9 – Máquinas inteligentes e de inteligência artificial (AI):

Dentro em breve, as máquinas serão capazes de aprender e se adaptar a ambientes. A AI tem sido considerada no reino da ficção científica, mas à medida que melhora, torna-se uma realidade: as máquinas de aprendizagem avançada vão substituir postos de trabalho de baixa qualificação, sendo a inteligência artificial capaz de trabalhar em colaboração com “profissionais humanos” para resolver problemas muito complexos. A AI está a tornar-se numa das forças mais disruptivas no mundo das TI.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos