De um processo de seleção que envolve 71.647 consumidores e 873 marcas, a quinta edição dos prémios da Consumer Choice - Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor vai premiar as marcas que foram consideradas pelos portugueses como as melhores.
As 146 categorias das 873 marcas avaliadas serão conhecidas dia 30 de novembro, onde também serão apresentados os vencedores da “Escolha Sénior” e da “Escolha dos Profissionais”.
As marcas identificadas como “A Escolha do Consumidor” são as marcas que melhor completaram os requisitos e atributos definidos e valorizados pelos consumidores e que atingiram graus de satisfação mais elevados. Nesta edição, será implementada a obrigatoriedade de menção do índice de satisfação, número de marcas avaliadas e consumidores envolvidos nos selos “Escolha do Consumidor”, novidade que foi apresentada na edição anterior e que "traz ao mercado uma maior transparência e informação ao consumidor".
A “Escolha do Consumidor” avalia três grandes sectores: indústria, comércio e serviços. A metodologia passa por duas fases. Numa primeira fase, os consumidores fazem a sua avaliação através de metodologias qualitativas e quantitativas, indicando os fatores a que dão mais valor para a sua satisfação, em cada uma das categorias presentes a concurso. "Exclui-se o preço e notoriedade das marcas, para que se faça uma avaliação de satisfação isenta e somente de acordo com aquilo que o produto representa, sem que haja influências externas ao produto".
Numa segunda fase, e após serem conhecidos os resultados da pré-avaliação, são definidas e aplicadas as metodologias de avaliação mais apropriadas (experimentação de produtos, cliente mistério, auditorias online, entre outros). O principal objetivo é perceber qual o grau de satisfação e de aceitação que os consumidores têm perante os produtos e serviços apresentados e qual a sua intenção de compra, tendo em conta os resultados, encontrando o índice de satisfação e aceitabilidade de cada segmento.