Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Leroy Merlin considerado uma das cinco empresas de retalho mais inovadoras
2016-09-16

O Leroy Merlin foi considerado pelo European Knowledge Center for Information Technology (EKCIT) uma das cinco empresas de retalho com a estratégia digital mais inovadora.

Centrado no mercado espanhol, o ranking, citado pela InfoRETAIL, valoriza aspetos como a realidade aumentada, a Cloud, as redes sociais, a geolocalização e a tecnologia aplicada às vendas a retalho.

Para além do Leroy Merlin, foram destacadas a Interflora, Wallapop, Mango e Inditex. Estas cinco empresas foram selecionadas em função dos projetos que estão a fazer com recurso a novas tecnologias no âmbito do retalho.

O Leroy Merlin é a quarta empresa deste ranking, posicionado acima da Interflora, devido à sua iniciativa para desenvolver uma rede social que atraia os entusiastas da bricolage e da decoração e criar a sua própria comunidade. Esta rede social inclui um canal Youtube, um blogue com conselhos e ideias propostos pelos colaboradores da empresa e a chamada Bricopedia, onde são compiladas as várias técnicas para a decoração e bricolage.

Já a Mango ocupa o segundo posto, depois da Wallapop, pelo seu projeto de realidade aumentada em curso desde 2014. Na app da Mango é possível identificar peças de roupa através do reconhecimento de imagens. Basta apontar o dispositivo móvel a uma peça de roupa Mango e a aplicação consegue identificá-la, sugerindo opções para a sua aquisição, nomeadamente via a própria app ou através da página Web.

O ranking é liderado pela Inditex pelo seu destacado desenvolvimento tecnológico, onde se incluem opções como o pagamento com o smartphone nas próprias lojas. Paralelamente, o grupo de Amancio Ortega faz uso intensivo da Cloud e do Big Data para detetar e conhecer as mudanças e tendências que surgem nos seus potenciais clientes. Na Corunha, a Inditex implementou um grande data center, com mais de quatro mil servidores e 13 mil quilómetros de fibra, para gerir toda esta informação e tudo o que está relacionado com o negócio de comércio eletrónico, sistema logístico e comunicação entre as lojas.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos