As vendas globais do grupo Bosch cresceram cinco por cento, em 2006, para os 43,7 mil milhões de euros, um valor que, segundo João Paulo Oliveira, administrador da Vulcano e representante do grupo em Portugal, representa um terço do Produto Interno Bruto português. A região asiática e os sectores de bens de consumo, de tecnologia de construção e de tecnologia industrial foram os grandes impulsionadores do crescimento e pelo facto dos objectivos estabelecidos para 2006 terem sido alcançados.
Analisando os resultados, Franz Fehrenbach, presidente do Conselho de Administração da Bosch, considera que a estratégia de longo prazo está a colher frutos. "Conseguimos expandir significativamente a nossa presença na Ásia e aumentar fortemente o nosso negócio fora da tecnologia automóvel".
Todos os sectores de negócio do grupo Bosch contribuíram de forma positiva para os resultados do exercício de 2006. O sector da tecnologia automóvel, pilar principal do negócio, cresceu 3,5 por cento para os 27,2 mil milhões de euros. O maior crescimento foi registado nos bens de consumo e de tecnologia de construção, onde as vendas cresceram dez por cento, atingindo perto dos onze mil milhões de euros. Todas as divisões evoluíram positivamente, desde os electrodomésticos às ferramentas eléctricas, sistemas de aquecimento e segurança.
No final de Janeiro deste ano, a Bosch adquiriu a FHP Manufacturing Company, um fabricante de bombas de calor líder nos Estados Unidos. "Este passo está de acordo com a nossa estratégica. Fortalece o nosso sector de bens de consumo e tecnologia de construção, reforça a nossa presença nos Estados Unidos e posiciona-nos na área em crescimento das energias renováveis". Em 2006, a Bosch já tinha consolidado a sua actividade com uma série de aquisições, que incluem empresas como a Telex Communications, a Purolator e o TeleAlarm Group.
A Bosch tem vindo também a lançar com sucesso novos produtos. É o caso das ferramentas eléctricas, uma vez que 12 e, cada 15 das ferramentas mais vendidas nas lojas de bricolage na Alemanha são fabricadas pela Bosch. O berbequim de mão sem fios Ixo, baseado na tecnologia lithium-ion, já vendei seis milhões de unidades em todo o mundo.