A fábrica da BBT Termotecnologia (antiga Vulcano Termodomésticos) em Aveiro iniciou há duas semanas a produção de colectores solares. Numa primeira fase, a unidade terá capacidade para produzir 150 mil painéis, o que significa a criação de 54 novos postos de trabalho e um investimento de dois milhões de euros.
O grupo Bosch reforça assim a sua aposta nas energias renováveis e continua a trazer investimento para o mercado português. O grupo planeia investir um total de 34 milhões de euros, na sua maioria dirigidos à BBT Termotecnologia.
Esta aposta estratégica nas energias renováveis prende-se com as previsões de grande crescimento no mercado ibérico, sobretudo do solar, derivado dos imperativos de legislação que ditam que 30 por cento da energia terá de ser gerada por fontes renováveis. Para além dos colectores solares, o grupo Bosch tem em carteira outros projectos neste âmbito para aquecimento de água, onde também tem vindo a trabalhar na energia geotérmica, segundo confirmou hoje João Paulo Oliveira, administrador da Vulcano e representante do grupo em Portugal, durante a apresentação dos resultados de 2006. Sem revelar mais pormenores sobre estes projectos, João Paulo Oliveira adiantou, contudo, que o seu arranque está previsto para 2009.
Dentro do investimento previsto para este ano está também incluída a construção de um centro de I&D dedicado à água quente na fábrica de Aveiro, cuja inauguração está agendada para o final do ano. Ocupando uma área total de 2.400 metros quadrados, o centro de I&D irá ter laboratórios para a simulação de todas as condições de instalação de sistemas de aquecimento de água possíveis, de modo a que os produtos se adaptem às especificidades locais de todos os mercados a nível mundial. A Vulcano prossegue assim a sua aposta em I&D, bem patente no investimento de 2,7 por cento do seu volume de vendas em investigação e desenvolvimento e na colocação de 60 pessoas dedicadas a estas actividades.