Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugal aumenta a produtividade da área de vendas em 2015
2016-05-03

Durante o ano passado, a produtividade da área de vendas na UE-28 aumentou 2,7%, para pouco menos de 4.200 euros por metro quadrado. Esta é uma boa notícia para o mercado do retalho estacionário, que consegue, desta forma, alcançar ganhos para os próximos dois anos, após vários anos com uma fraca performance. A dinâmica online desacelerou nos mercados mais maduros e as lojas de retalho adaptaram-se gradualmente às novas condições, sendo que os retalhistas procuram soluções omnicanal.

Os valores de produtividade mais elevados da área de vendas são, tradicionalmente, registados no norte europeu, Suíça e Luxemburgo; por sua vez os valores mais baixos estão na Europa Oriental e do Sudeste. Contudo, verifica-se que os últimos países, acima referidos, estão continuamente a ganhar terreno. No caso de Portugal, em 2015, a produtividade da área de vendas foi de 3.880 euros por metro quadrado.

Estes são os dados do estudo da GfK que analisa o poder de compra, o segmento do retalho no total das despesas da população, a inflação, a provisão da área de vendas, bem como um prognóstico do volume de negócios para 2016, em 33 países da Europa. Leia o estudo completo aqui.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos