As conclusões da 20.ª Conferência da GfK revelam que os consumidores de hoje aproveitam a tecnologia para se reinventarem, no seu modo de vida e na comunidade onde estão inseridos, verificando-se uma alteração no seu sistema de valores - maior conectividade, liberdade, aceleração e intimidade.
Os consumidores estão num período transacional e a crise influenciou e continua a influenciar as suas atitudes e comportamentos. Têm cada vez mais a necessidade de estar conectados e integrados com a tecnologia, crescentemente eminente nas suas vidas.
A tecnologia móvel cresce rapidamente nos mercados emergentes (22% nos mercados emergentes APAC e 18% no Médio Oriente e África). Destacam-se três blocos de construção da vida do consumidor: liberdade de ação/ pensamento, que se manifesta sobretudo na sua conveniência, simplicidade e controlo que os equipamentos proporcionam; aceleração da evolução do status social do consumidor, que mais fácil e rapidamente de forma a encontrar “a sua tribo” através sobretudo das redes sociais.