A Alibaba criou um laboratório de realidade virtual, com o objetivo de permitir que os consumidores façam visitas virtuais a diferentes lojas físicas.
Para a empresa de comércio eletrónico, a realidade virtual poderá converter-se na próxima grande plataforma do mundo digital, a seguir aos computadores e aos dispositivos móveis. “A tecnologia de realidade virtual poderá criar uma experiência de compra de 360 graus para os utilizadores. Num futuro próximo, as pessoas que estejam no conforto do seu lar poderão fazer compras como se estivessem a visitar as lojas da Quinta Avenida, em Nova Iorque”, comenta Zhao Haiping, líder do laboratório. “Estamos a desenvolver ferramentas que permitam aos retalhistas construir, de um modo mais fácil, lojas virtuais”.
O primeiro projeto deste laboratório, cuja localização não é revelada pela Alibaba, chama-se “God of Creation” e tem como objetivo desenvolver um software que, rapidamente, converta os produtos em equivalentes tridimensionais digitais, elementos-chave para a construção de uma loja virtual.