Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Tráfego no retalho aumenta na estreia de Star Wars: O Despertar da Força
2016-02-11

O tráfego no retalho aumentou significativamente em todos os países que participaram nas projeções noturnas do Star Wars: O Despertar da Força. Dados da FootFall que analisou o impacto da antestreia do filme no retalho.

O novo episódio da saga de A Guerra da Estrelas já ultrapassou todos os recordes de bilheteira, atingindo a soma de 14,1 milhões de dólares na Europa, somente no dia da estreia. A antecipação da estreia oficial era há muito aguardada, pelo que milhões de europeus rumaram aos cinemas à meia-noite para assistirem à primeira exibição do filme.

No Reino Unido, o filme teve a sua primeira projeção à meia-noite do dia 17 de dezembro. Após as 21 horas de dia 16, a afluência aos centros comerciais registou os valores mais elevados de todo o mês. Às 22 horas já tinha registado um crescimento de 38,97% comparativamente ao ano anterior, às 23 horas o crescimento era de 106,85% e à 12.ª badalada o crescimento da afluência atingia a marca de 127,61%.

Apesar de França não registar valores tão elevados como o Reino Unido, parece que mesmo assim este país tem a sua quota parte de fãs de Star Wars. A afluência anual registou um crescimento estável ao longo da noite do dia 15, coincidindo com a primeira apresentação do filme em França. Às 22 horas, os valores da afluência registavam um crescimento de 7,01%, seguidos de 20,52% às 23 horas e atingindo a marca de 131,3% à meia-noite.

É, no entanto, interessante verificar que alguns mercados não aderiram, de igual forma, a esta tendência como, por exemplo, a Alemanha. Os valores registados à meia-noite do dia 17, quando se verificou a primeira projeção do filme, davam conta de uma quebra de 10% na afluência, comparativamente aos valores do ano anterior. Há, no entanto, que considerar o facto de na Alemanha existirem regras muito rígidas relativamente ao período de abertura das lojas, pelo que esta quebra pode estar relacionada com estas restrições.

De acordo com a Footfall não existe apenas uma relação simples entre a estreia do filme e o consumismo noturno, pois a indústria de retalho tem assistido a um aumento gradual do padrão do consumo tardio, em particular nos centros comerciais. “Ao longo dos últimos anos, temos vindo a perceber um conjunto de alterações nos padrões de consumo ligado ao retalho. À medida que os centros comerciais têm vindo a estender os seus horários de abertura, cada vez mais consumidores estão a deslocar-se à noite para fazerem as suas compras”.

Este hábito resultou numa nova economia noturna e assinala uma mudança no papel dos centros comerciais um pouco por todo o mundo. “Estes deixaram de ser apenas um local para se efetuar compras, passando ser um destino de diversão e entretenimento. Atualmente, há consumidores que se deslocam aos centros comerciais para fazerem as suas compras, mas igualmente para jantar e encontrarem-se com os amigos. Isto é uma excelente oportunidade que não está a ser desperdiçada pelos centros comerciais”.

Com a cortesia da Grande Consumo.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos