Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Natal e saldos em Janeiro concentram a maior parte dos furtos do ano no comércio português
2015-12-22

Os comércios portugueses prevêem uma recuperação das vendas neste final do ano, mas, de acordo com um recente estudo da consultora Deloitte, os 315 euros por família alocados à quadra natalícia – onde se incluem prendas e alimentação – ficam 5,6% abaixo dos gastos do ano passado. Uma situação que afecta ainda mais os retalhistas se tivermos em conta que é no Natal que se observa um incremento no furto.

O Inverno é, segundo o Barómetro Mundial do Furto na Distribuição da Checkpoint Systems, a época do ano com mais furtos nas lojas, já que coincidem com várias campanhas de grande intensidade comercial: Natal e saldos. O estudo assinala como principais causas para este maior risco o facto de que se produza uma grande afluência de clientes aos estabelecimentos, que haja muitos artigos em exposição com uma alta mobilidade de inventário e abundem os trabalhadores temporários.

Segundo os retalhistas entrevistados no Barómetro, também se produzem outros factores como a facilidade de ocultar artigos furtados debaixo das roupas de abrigo ou o elevado valor dos artigos e lançamentos que estão à venda nestas datas. Além do mais, escurece mais cedo e isso facilita a fuga dos ladrões.

“A grande oportunidade comercial que supõe o Natal pode desperdiçar-se se os comércios não contarem com uma boa estratégia de prevenção do furto”, alerta David Pérez del Pino, Director Geral da Checkpoint Systems em Espanha e Portugal. “As lojas com que trabalhamos pedem-nos soluções que lhes permitam proteger a mercadoria e, ao mesmo tempo, expô-la de forma acessível para que a experiência de compra dos consumidores seja mais agradável ao poder tocar e experimentar os produtos protegidos”.

Para fazer frente aos furtos nas lojas, 73% dos comércios portugueses usam antenas e etiquetas anti-furto adaptadas a cada tipo de produto, por exemplo, as caixas para brinquedos.

Por outro lado, a Checkpoint Systems conta com Atlas, uma solução inteligente para tablets, telemóveis, relojos, máquinas fotográficas e outros aparelhos que possibilita a protecção e a exposição acessível dos dispositivos electrónicos. Também carrega os aparelhos para que o consumidor os possa experimentar na loja.

Dentro da sua gama Alpha para produtos com alto risco de furto, a Checkpoint Systems também conta com colares como o Steel Grip™ que se ajusta ao gargalo das garrafas de vinho e licor mais cara, ou spiders, aranhas com cabos expansíveis que abraçam toda a embalagem dos jogos.

Mais além da recuperação ou não do consumo, este Natal colocará à prova o estado do comércio online, em franco crescimento no nosso país em todos os sectores.

“A venda multicanal representa uma tendência evidente para o comércio actual. Colaborámos com muitas cadeias retalhistas para assegurar a precisão de inventário com RFID. Graças a esta tecnologia podemos saber em cada momento onde se encontra um produto dentro da cadeia de abastecimento. Esta é uma condição básica para responder adequadamente aos pedidos online”, conclui David Pérez del Pino.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos