Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Black Friday, fraude ou bons negócios?
2015-12-04

Segundo avança notícia do Económico sobre dados publicados da Associação de defesa do consumidor, um em cada vinte comerciantes violou a lei dos saldos e promoções. São mesmo anunciados exemplos em duas grandes cadeias de retalho.

A análise a cerca de 1900 produtos de várias lojas ocorridos entre 16 e 27 de novembro demonstra que, em alguns casos, o aumento do preço foi na ordem dos 10%, resultando em falsos descontos, afirma o Económico citando dados da DECO.

O estudo acontece no seguimento de algumas denúncias realizadas por consumidores. Esta Associação apresenta, mesmo, três casos concretos ocorridos na Worten e Radio popular, segundo notícia do Económico.

Um televisor LG (modelo 55UF770V) teve um aumento de preço na ordem dos 60% na véspera da época de promoções, bem como o Samsung Galaxy S4 que aumentou no dia 24 de novembro 100 euros, para ter um desconto na black Friday de 80,98 euros, afirma o artigo publicado no Económico. Na Rádio Popular um televisor LG 32LF5610 teve, também, um aumento de 80 euros para obter, posteriormente, um desconto de 40 euros no dia de promoções.

Deste modo o Económico citando a DECO acrescenta que “os consumidores podiam ter adquirido os bens a um preço mais baixo alguns dias antes da época de "reduções" Black Friday.”Desta análise a associação conclui que um em cada 20 produtos violou a lei. Este desrespeito pela legislação pode ser punido com coimas até os 45 mil euros, em caso de denúncia.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos