Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
74% das empresas tem como prioridade compreender o comportamento do consumidor
2015-11-20

A CIONET Portugal consultou a sua comunidade para saber as principais tendências da área de Digital Business e a importância que tem para as empresas atualmente. A maior comunidade de executivos de TI na Europa, com mais 5600 CIOs e CTOs, realizou entre Julho e Outubro deste ano um estudo com o objetivo de saber como o tecido empresarial se está a adaptar ao digital.

Das 80 empresas inquiridas, 29% apontou que as tecnologias digitais disruptivas tiveram impacto no seu negócio nos últimos três anos, sendo aliás a resposta mais escolhida. Ao adoptarem tecnologias digitais, as empresas procuram também obter uma visibilidade integral das transações em vários canais - web, redes sociais, apps, mobilidade, POS e Contact Centers. A compreensão do comportamento do consumidor foi apontada por 74% como o ponto mais importante neste campo, o que permite uma mais fácil adaptação do negócio.

Apesar de considerarem que já utilizam processos ágeis entre 10% a 50% dos projetos da organização, os inquiridos esperam ainda que as tendências digitais tenham impacto no negócio através da inovação em produtos digitais e modelos operacionais e de negócio (68%), do envolvimento digital dos seus clientes (63%) e em análises avançadas e Big Data (54%).

Apesar da evidente progressão dos programas digitais, ainda existem alguns obstáculos que provocam algum tipo de resistência para novos projetos. O facto de a estrutura organizacional das empresas ainda não estar adequada ao negócio digital é visto por 41% dos inquiridos como uma das principais barreiras ao sucesso dos programas digitais. A impossibilidade de adotar uma lógica de experimentação essencial para alcançar as melhores práticas é o segundo obstáculo mais escolhido relativo a um potencial insucesso dos programas digitais.

É notório o crescimento de importância do Digital Business para as empresas que se querem manter competitivas. Neste inquérito, verificamos que grande parte das empresas confia na tecnologia para avaliar cada vez melhor o seu mercado, sobretudo o que os consumidores querem, para assim melhorar as suas propostas”, apontou Rui Serapicos, managing partner da CIONET.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos