A MAKRO, empresa líder na distribuição grossista e terceiro grupo mundial de distribuição, comemora este ano 25 anos de presença em Portugal. Para assinalar esta data e no âmbito das ações que tem desenvolvido em torno das comemorações dos seus 25 anos, a empresa lançou também o mote para a realização de um Dicionário Prático da Gastronomia Portuguesa, cuja apresentação se realizou no Centro das Artes Culinárias, Mercado de Santa Clara em Lisboa.
Neste contexto, há cerca de um ano, a Makro Portugal lançou o desafio a Virgílio Nogueiro Gomes no sentido de criar uma obra que contemplasse o conjunto de termos e conceitos associados à cozinha e gastronomia portuguesas.
Com o apoio da Editora Marcador, o desafio foi concretizado com sucesso, dando origem a uma obra que pode inclusivamente ser reconhecida como um contributo para a gastronomia e cultura nacionais.
“Este é um livro prático e útil, fundamental para os amantes de cozinha e para os curiosos das comidas portuguesas, assumindo-se ainda como um auxiliar indispensável para quem se quiser integrar numa vida profissional relacionada com restaurantes ou locais de alimentação.”, refere Virgílio Nogueiro Gomes.
Já Isabel Caeiro, Head of Corporate Communication da MAKRO Portugal, comenta “Há 25 anos atrás, quando a Makro abriu a sua primeira loja em Alfragide, foi um marco na distribuição. E agora, 25 anos volvidos, quisemos devolver à sociedade civil uma obra em linha com a nossa missão de apoiar o sector da restauração. Foi nesse sentido, que desafiámos Virgílio Nogueiro Gomes a desenvolver uma obra que fosse uma referência em termos de conhecimento gastronómico, que refletisse todos os termos utilizados neste campo e que fosse, no fundo, um agregador de todos os conceitos utilizados nesta área”, comenta a responsável que conclui ainda que “é um orgulho estar na base da concretização daquilo que é hoje, a nosso ver, uma base de conhecimento sólida não só da gastronomia, como também da cultura portuguesa”.
Nesta obra encontra uma série de termos culinários, produtos e receitas que refletem a cultura gastronómica portuguesa, sendo uma referência no panorama português na área em que se enquadra.
O Dicionário Prático da Cozinha Portuguesa já se encontra disponível nas livrarias com um PVP recomendado de 18,50€.