Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Worten aumenta ligeiramente quota em Portugal e cresce 8,6% em Espanha
2015-11-09

O volume de negócios da Sonae cresceu 0,8% para os 3.639 milhões de euros no terceiro trimestre. O resultado direto aumentou 10,4% para 102 milhões de euros e o resultado líquido atribuível a acionistas cresceu de 95 milhões de euros para 142 milhões de euros. O investimento nos negócios de retalho aumentou 29,5% para 158 milhões de euros e a empresa viu a dívida líquida reduzida em 102 milhões de euros, com as necessidades de refinanciamento asseguradas. O reforço da atividade internacional atingiu os 69 países.

Ângelo Paupério, Co-CEO da Sonae, afirma que a evolução da atividade económica nos principais mercados foi "claramente diferenciada, mantendo-se tímida em Portugal, mais sólida em Espanha e sob grande pressão no Brasil. Neste contexto, também os negócios apresentaram performances diferenciadas, com a Sonae MC a atuar num ambiente de extrema agressividade concorrencial, mas a manter bons níveis de rentabilidade e a progredir no reforço da sua proposta de valor, buscando maior reconhecimento de liderança de preços, num esforço que se espera possa produzir resultados já nos próximos trimestres".

No sector da eletrónica de consumo, a evolução dos mercados na Península Ibérica foi de sinal oposto, tendo a contração do mercado em Portugal sido parcialmente compensada por mais um trimestre com crescimento de quota de mercado, ao mesmo tempo que o contributo da operação espanhola melhorou significativamente. A Worten aumento a quota de mercado em 60 pontos base em Portugal e registou, no terceiro trimestre, um crescimento de 8,6% das vendas em Espanha numa base comparável, beneficiando das medidas implementadas ao longo dos últimos anos.

No retalho especializado, o volume de negócios situou-se em 917 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, aumentando 0,4% face ao mesmo período de 2014. A unidade internacional aumentou o volume de negócios em 7%, motivada pelo desempenho positivo das divisões de eletrónica e desporto em Espanha. Entre janeiro e setembro, a Sonae SR continuou a otimizar o seu parque de lojas, em linha com a estratégia omnicanal desenvolvida, capitalizando na complementaridade entre as lojas físicas e online como forma de ir ao encontro das necessidades dos clientes. Em resultado desta estratégia, que permitiu uma otimização dos espaços comerciais, as vendas por metro quadrado continuaram a aumentar em termos homólogos e verificou-se um crescimento de 58,7% das vendas online consolidadas, impulsionado pelas plataformas de "e-commerce" de todos os negócios.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos