Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

85% dos portugueses recorrem a vales de desconto como forma de poupança
2015-11-02

Segundo a investigação realizada pelo IPAM – The Marketing School, com o objetivo de pagar menos pelas suas compras, a larga maioria dos portugueses utiliza vales de desconto.

Tendo como premissa a atenção cada vez mais significativa dos consumidores aos cupões de desconto, a investigação demonstra que os bens alimentares representam uma em cada cinco compras feitas com vales de desconto atualmente. Com mais de 85% dos consumidores a recorrerem a estes meios como método de poupança nas suas compras, cerca de 64% empenha-se ocasional ou até frequentemente, para obter cupões de desconto.

Os bens alimentares estão no todo das preferências do uso de cupões de desconto, seguindo-se os produtos de higiene e limpeza e o vestuário e calçado.

A mesma investigação afirma, ainda, que os cartões de fidelização são uma companhia assídua dos consumidores nacionais, em que cerca de 36% afirma que é através destes que contacta e tira partido das campanhas promocionais.

Quando analisamos os dados relativos aos consumidores, é o sexo feminino o mais sensível ao preço, enquanto que para o sexo masculino privilegia a dimensão “tempo”, sendo que o escalão etário entre os 31 e os 45 anos representam metade dos consumidores que utilizam os vales de desconto. Os folhetos e newsletters são para metade dos consumidores a fonte de obtençao de cupões promocionais, seguindo-se as sms com 47,5% e o e-mail com cerca de 46%.

A investigação levada a cabo por esta instituição de ensino teve por base a realização de 466 entrevistas e está inserida na tese de mestrado em Gestão de Marketing de Lídia Franco, com o título “os Deal Seekers e as atitudes face aos cupões de desconto”.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos