As devoluções das encomendas online, com a sua elevada recorrência e custos associados, foram identificadas como um dos principais entraves aos retalhistas que querem transformar as suas cadeias de abastecimento num modelo omnicanal.
Segundo uma pesquisa feita pela HRC Advisory no mercado norte-americano, 95% dos inquiridos apontou a necessidade de mitigar as devoluções como o principal fator na transformação das suas cadeias de abastecimento. A consultora apurou que as devoluções podem chegar aos 30% e representam custos elevados. 85% dos inquiridos destacou este facto, sobretudo quando a devolução não é feita na loja.
Os inquiridos foram unânimes ao identificar a integração total do inventário entre os canais online e offline como determinante para ultrapassar os desafios logísticos das estratégias omnicanais. Contudo, o estudo concluiu que as lojas ainda possuem estruturas e sistemas desatualizados, com 52% dos inquiridos a admitir que não possui os recursos necessários para ter uma visibilidade do inventário de cada loja. Mais de metade dos retalhistas continua a ter centros de distribuição para cada canal e apenas 25% está a desenvolver projetos para os integrar.