Este é o quinto mês consecutivo de desvalorização em bolsa, sendo esta a maior série de perdas desde 1983. A empresa sul-coreana está em queda consecutiva desde Abril, tendo a Samsung perdido quota de mercado para a Apple e concorrentes chineses.
Segundo a notícia da Bloomberg, citada pelo Jornal de Negócios, a Samsung já perdeu, desde Abril deste ano, cerca de 39 mil milhões de euros em bolsa. Em Agosto os títulos da empresa sul-coreana caíram 8.10%.
A Samsung tem, nos últimos cinco meses consecutivos perdido quota de mercado para a Apple e concorrentes chineses.
"Todos nós sabemos que o seu negócio de smartphones não está a correr bem", referiu, em declarações à Bloomberg, Lee Seung Woo, analista da IBK Securities Co, em Seul. "Não sei quando é que as ações vão parar de cair. Os fundamentais da empresa parecem problemáticos".
A Samsung foi a empresa com pior desempenho entre os 758 membros do índice Kospi, nos últimos seis meses. A queda da capitalização bolsista nos últimos cinco meses, que ronda os 44 mil milhões de doláres (cerca de 39 mil milhões de euros) é quase o equivalente ao valor da General Motors.
Segundo a Bloomberg aguarda-se que o resultado liquido do período entre julho e setembro mantenha esta tendência de queda, com perda de 4 mil milhões de euros, face aos três meses anteriores.
A quota de mercado global de smartphones da Samsung caiu mais de três pontos percentuais no segundo trimestre, e já não são os mais vendidos na China, o maior mercado de telefones móveis do mundo.
A fabricante dos Galaxy está a ceder terreno para a Apple e para empresas chinesas como a Xiaomi Corp, Lenovo Group Ltd e Huawei Technologies Co.