ADT cria centros de testes em ambiente com elevada densidade de leitores de etiquetas RFID
A ADT criou o primeiro centro permanente de testes num ambiente com elevada densidade de leitores de etiquetas com identificação por rádio frequência (RFID), para ajudar a solucionar um dos principais desafios que resultam da crescente adopção da tecnologia RFID nas cadeias de abastecimento europeias.
Um ambiente com alta densidade de leitores de etiquetas é um ambiente onde múltiplos leitores RFID se encontram muito próximos uns dos outros, como por exemplo, armazéns ou centros de distribuição equipados com RFID. Quando é necessária a utilização simultânea de vários leitores, isso representa um desafio para garantir o desempenho do sistema RFID. A utilização de uma avançada tecnologia de sincronização de leitores RFID, desenvolvida e testada com sucesso ao longo dos últimos 18 meses, em estreita colaboração com alguns dos seus principais clientes, fez com que a ADT conseguisse assegurar uma utilização eficaz de um grande número de leitores RFID próximos uns dos outros.
Além do mais, tal foi conseguido em conformidade com as limitações das actuais normas do Instituto de Regulamentação das Telecomunicações Europeias (ETSI), que regulam a indústria RFID na Europa. Estas normas limitam o número de canais de rádio frequência disponíveis para RFID, o que torna mais difícil a aplicação de soluções mais robustas em ambientes com alta densidade de leitores. Como as normas da ETSI ainda estão em evolução e podem tornar-se ainda mais restritivas no futuro, a tecnologia da ADT é suficientemente flexível para se adaptar a condições de mercado variáveis.
As instalações de teste em ambiente com alta densidade de leitores de etiquetas estão baseadas no RFID Performance Lab da ADT na Holanda e pode apresentar entre cinco a quinze portais RFID juntamente com as respectivas infra-estruturas de hardware e software. São as únicas instalações permanentes na Europa que oferecem aos clientes a possibilidade de conduzir testes em ambientes com alta densidade de leitores de etiquetas, com uma variedade de diferentes cenários aplicáveis e em total conformidade com a ETSI.
Um grande retalhista europeu tem trabalhado em conjunto com a ADT e tem utilizado o Laboratório de Desempenho RFID para testar vários cenários. Na sequência do sucesso deste trabalho, o retalhista conduziu, recentemente, testes de pré-colocação num ambiente “real” de um dos seus centros de distribuição e conseguiu uma exactidão de 99 por cento na leitura de etiquetas nas grades de transporte etiquetadas, num ambiente com alta densidade de leitores de etiquetas, onde foram utilizados simultaneamente dezasseis portais RFID.
O RFID Performance Lab da ADT está sedeado em Echt, na Holanda. Estas instalações foram certificadas pela EPCglobal Inc no início de 2006 e são as primeiras do género na Europa onde os clientes podem testar e melhorar aspectos cruciais das suas soluções RFID antes da instalação das mesmas. Para além de fazer testes em ambientes com alta densidade de leitores, este laboratório foi certificado para testes de portais e de colocação de etiquetas, e empresas como a Euro Pool e Toshiba Europa conduziram testes nestas instalações antes de lançarem projectos RFID nas suas cadeias de abastecimento.