Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Ahold e Delhaize criam novo gigante do retalho mundial
2015-07-01

Está criado um novo gigante do retalho mundial. A holandesa Ahold e a belga Delhaize anunciaram, esta quarta-feira, a intenção de fundir os seus negócios.

O novo negócio Ahold Delhaize terá uma base complementar de mais de 6.500 lojas, repartidas por oito países (Benelux, República Checa, Roménia, Sérvia, Grécia e Estados Unidos da América). Com sede na Holanda, a empresa será detida em 61% pela Ahold, o operador que gera a maioria das vendas, e 39% pela Delhaize. O CEO da Ahold, Dick Boer, é também o diretor executivo da nova entidade, enquanto Frans Muller, CEO da Delhaize, assume os cargos de vice-presidente executivo e de Chief Integration Officer.

A transação deverá estar concluída em meados de 2016, na sequência das várias autorizações regulatórias, procedimentos de consulta aos colaboradores e aprovação dos acionistas. A comissão executiva e conselho de administração da Delhaize, bem como os conselhos de administração e fiscalização da Ahold, apoiam por unanimidade e recomendam o negócio.

Em 2014, ambos os operadores somaram vendas conjuntas de 54 mil milhões de euros e um lucro líquido de mil milhões de euros. Os retalhistas esperam sinergias de 500 milhões de euros por ano, alcançadas a partir do terceiro ano após a fusão. A Ahold Delhaize possuirá uma carteira de marcas fortes e reconhecidas localmente, mais de 375 mil colaboradores e 50 milhões de clientes semanais nos Estados Unidos da América e na Europa.

Cortesia Grande Consumo


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos