Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portuguesa Veniam considerada uma das 15 melhores na indústria wireless
2015-06-24

A selecção das 15 melhores empresas na indústria wireless é feita, anualmente, pela conceituada FierceWireless, uma publicação americana que avalia centenas de empresas do setor. A Veniam - empresa que utiliza tecnologia portuguesa para criar a “internet em movimento” (“internet of moving things”) – integra a lista das melhores empresas de 2015. A tecnologia utilizada, o serviço prestado e o forte potencial de crescimento valeram à startup esta distinção.

A FierceWireless avalia e seleciona as empresas do setor, com sede nos Estados Unidos, tendo em conta a tecnologia, produtos e serviços que desenvolvem, os seus planos de negócios e visão mas, sobretudo, o seu potencial para mudar a indústria wireless. “A rede veicular desenvolvida pela Veniam elevou o conceito de veículos interligados a um outro nível”, admitiu Phil Goldstein, editor do FierceWireless. "A tecnologia e dispositivos utilizados pela empresa permitem recolher dados urbanos que podem representar novas oportunidades para as cidades do futuro. Estou ansioso por ver onde a empresa poderá chegar com o conceito da internet em movimento", acrescentou o editor.

A Veniam utiliza a conetividade entre veículos, objetos móveis e utilizadores finais para ampliar a cobertura de rede Wi-Fi, a custos reduzidos. Implanta redes veiculares nas cidades que transformam carros, autocarros ou camiões em hotspots (pontos de acesso) Wi-Fi em movimento.

Para João Barros, fundador e CEO da empresa, "é uma honra para a Veniam ser selecionada pela FierceWireless pela inovação que a nossa plataforma tecnológica trouxe para o mercado”. "Desde o início, a nossa visão tem sido a de trazer mobilidade ao Wi-Fi, colocar todos os veículos em rede e oferecer acesso à Internet a custo acessível para o maior número de pessoas possível. Este reconhecimento é o verdadeiro reflexo da dedicação da nossa equipa em tornar o nosso sonho de criar uma rede mundial de internet em movimento uma realidade”.

As empresas que integram a lista “Fierce 15” foram avaliadas e selecionadas por uma equipa da FierceWireless composta pelos editores Sue Marek, Mike Dano e Phil Goldstein. A lista completa de empresas vencedoras está disponível no website da FierceWireless em http://www.fiercewireless.com.

Criada em Portugal, a Veniam recebeu no início deste ano um investimento de 4,9 milhões de dólares (cerca de 3,9 milhões de euros) de um consórcio liderado pela empresa americana de capital de risco, True Ventures, com a participação da Union Square Ventures, Cane Investments e investidores privados, para acelerar o processo de implantação de redes veiculares em várias cidades dos Estados Unidos.

Em 2014, esta startup de base tecnológica criou, no Porto, a maior rede veicular do mundo, com a ligação entre mais de 400 autocarros da cidade, permitindo o acesso à rede WiFi a cerca de 60 mil pessoas por mês. Esta startup foi criada em 2012 por João Barros e Susana Sargento, docentes das Universidades do Porto e de Aveiro, respetivamente. Roy Russell e Robin Chase, fundadora e ex-CEO da Zipcar, a maior empresa de car-sharing do mundo, são também co-fundadores da empresa. Desde Agosto de 2014, a Veniam tem sede em Mountain View, Califórnia, e laboratórios de desenvolvimento em Aveiro (IEUA) e no Porto (UPTEC).


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos