Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Consumidores precisam de mais de três horas para comprar eletrodomésticos
2015-06-17

De acordo com o Observador Cetelem, cerca de 30% dos consumidores acreditam que tomam decisões de compra mais rapidamente do que há cinco anos. Questionados sobre quais os fatores que aceleram a tomada de decisão, 16% dos consumidores europeus afirmaram que “as tecnologias digitais facilitam a recolha de informação” e 20% admitiram “comprar mais online, para não ter necessidade de deslocação”.

Apesar da crescente influência das novas tecnologias na decisão de compra, o preço continua a ser determinante. Assim, os dois principais fatores que explicam a aceleração de determinadas decisões de compra são argumentos de poder de compra. “Comprar exclusivamente em função do preço” (37%) e “procurar ofertas especiais” (34%) surgem como principais fatores uma decisão de compra mais rápida.

Paradoxalmente, as novas tecnologias podem também atrasar o momento da compra. Quando a tomada de decisão de compra é mais demorada, o tempo gasto na pesquisa de informação na Internet ou em lojas é um fator determinante. Nesse sentido, “a necessidade de tempo para garantir que se fez uma boa escolha” é referida por 43% dos consumidores europeus. “Esperar pelas ofertas especiais” como vendas flash ou saldos faz com que 40% dos inquiridos façam as suas compras menos rapidamente do que antes.

Quanto ao tempo dedicado às compras varia consoante a categoria do produto. No caso dos produtos alimentares, artigos de bricolagem/jardinagem e produtos têxteis, o tempo gasto para pesquisar, obter informações e comprar o produto é, em média, de 1h30 a 2h. No caso de compras de eletrodomésticos, equipamento de TV, Hi-Fi ou vídeo, os consumidores precisam de mais de 3h.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos