Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

71% dos portugueses afirma comprar menos do que há cinco anos
2015-06-01

Cerca de 71% dos consumidores portugueses dizem comprar menos agora do que há cinco anos atrás, uma percentagem significativamente acima da média europeia (52%). Os portugueses são também os consumidores europeus que mais afirmam ter reduzido as compras por impulso (74% vs média europeia de 56%) e os que mais apontam a crise económica como fator para essa mudança de comportamento. Estas são as conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem que analisou a evolução do consumo na Europa nos últimos cinco anos.

Quando comparada com a situação vivida há cinco anos, a maioria dos portugueses diria que hoje compra menos do que antes e apenas 15% afirmam comprar mais agora. Paradoxalmente, somente 38% dos consumidores portugueses consideram que a sua forma de comprar mudou ao longo dos últimos cinco anos, bastante menos do que a média europeia, que se situa nos 62%.

Na sua grande maioria, os consumidores reduziram as compras nos últimos cinco anos devido a um declínio do poder de compra. A sua situação financeira (57%) e a crise económica do país (55%) são os fatores mais referidos pelos portugueses para explicar a redução das compras. O estudo constatou mesmo que os portugueses são os europeus que mais apontam a crise económica como um dos principais inibidores de consumo.

«Apesar de serem poucos os que consideram ter alterado o comportamento de compra, a verdade é que os portugueses colocaram um travão no consumo. Os consumidores confirmam a intensidade das restrições ao poder de compra com uma grande percentagem a confessar comprar menos do que há cinco anos. E é com o efeito da crise que os portugueses mais justificam esta evolução do consumo», afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos