Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

KuantoKusta inaugura nova área de produtos e comemora dez anos
2015-05-29

No mês que assinala o seu décimo aniversário, o comparador de preços número um de Portugal, anuncia uma nova área de negócios: um comparador de preços dos combustíveis

Quando em 2005 Paulo Pimenta, e os seus irmãos Pedro e David, idealizaram o comparador de preços KuantoKusta, estavam longe de imaginar o sucesso e a referência que este se tornaria no mercado português. Os três irmãos, emigrantes em França, desejavam regressar ao seu país natal munidos de uma ideia de negócio: abrir uma loja de informática.

O passo seguinte seria analisar os preços praticados por aqueles que já estavam presentes no mercado. Para isso tentaram usar uma ferramenta que já existia em frança desde finais dos 90, um portal que agregasse preços e permitisse a sua comparação. Qual a sua surpresa quando constataram que tal formato não existia em Portugal. Conscientes da oportunidade que encontraram não pensaram duas vezes em colmatar essa falha e avançaram para a criação daquele que seria o primeiro portal comparador de preços no nosso país.

Um portal com estas características exigia competências técnicas difíceis de encontrar, sendo esta "a maior dificuldade que sentimos", refere Paulo, CEO do KuantoKusta. Após encontrar um parceiro que aceitasse o desafio e tivesse as competências técnicas necessárias "contactamos com algumas lojas e conseguimos integrar 20 na área de informática, o que nos permitiu testar a viabilidade e aceitação do projecto", acrescenta. Os resultados obtidos foram bastante positivos mas o grau de exigência dos utilizadores era elevado: "queriam mais produtos, mais áreas e mais lojas", ressalva. Por outro lado as lojas rapidamente se aperceberam da enorme potencialidade do KuantoKusta para os seus negócios.

Desde então tem sido sempre a crescer. Aumentaram o número de lojas, de produtos e de utilizadores. Ao longo destes dez anos o portal contou com 60 000 000 visitas, o que originou 250 milhões de páginas vistas, integra neste momento 400 lojas ativas, as quais obtiveram um retorno total de 169 milhões de euros em 2014 por utilizarem o KuantoKusta como montra dos seus produtos, e conta agora com 15 categorias de produtos, uma a ser inaugurada no mês do seu décimo aniversário, a dos combustíveis. "Estamos sempre atentos às exigências dos nossos utilizadores e por isso vamos trabalhar na área dos combustíveis duma forma peculiar: os utilizadores escolhem determinados critérios de seleção de forma a obter o melhor preço segundo a sua escolha", diz Paulo Pimenta.

A maior taxa de crescimento registada foi em 2007, com 192%, e foi nesse ano também que o KuantoKusta se internacionalizou para Espanha com o KuantoKuesta.es. "Os próximos passos a seguir, para além de alargarmos a novas categorias, será a possibilidade de estabelecermos acordos com alguns parceiros internacionais de modo a verificarmos a viabilidade de expansão noutros mercados", comenta o administrador da empresa que termina com "ambiciono ser o Google Português dos preços, onde todas aquelas pessoas que queiram comprar alguma coisa passem antes pelo portal do KuantoKusta para pesquisar e efetuar compras nas lojas integradas que dispomos".

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos