Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Confiança dos consumidores portugueses atinge nível máximo desde 2006
2015-05-22

Portugal é uma das principais revelações do mais recente Estudo Global de Confiança dos Consumidores, elaborado pela consultora Nielsen, ao aumentar em quatro pontos a confiança dos seus consumidores no primeiro trimestre de 2015, atingindo um valor total de 59 pontos. É o terceiro trimestre consecutivo em alta registado por Portugal, que atinge assim o seu valor máximo desde 2006. Esta recuperação de confiança dos consumidores está acima da média da União Europeia, que subiu apenas um ponto, relativamente ao trimestre anterior, passando de 76 para 77 pontos.

O estudo da Nielsen revela ainda que a segurança profissional é a principal preocupação para 21% dos portugueses, aumentado desde o último trimestre de 2014 quando apenas 18% apontavam como principal preocupação o emprego. Também mais de metade dos entrevistados considera que as suas perspetivas profissionais não são positivas e 39% considera mesmo que são negativas. Apenas uma em cada dez pessoas encara o ano de forma otimista no que diz respeito ao emprego. Assim sendo, ligeiramente mais de metade dos entrevistados nacionais considera que o estado das suas contas domésticas não será positivo e duas em cada dez considera que que será mesmo negativo. Apenas 22% acha que o estado das suas finanças melhorará.

O destaque do estudo vai ainda também para três em quatro cidadãos nacionais considerarem que Portugal ainda está em recessão e 72% revelarem que modificaram a sua forma de gerir o orçamento com o intuito de poupar sobretudo no lazer fora de casa (62%), menor consumo de gás e eletricidade (60%) e menor aquisição de roupa (59%). No entanto, quando a situação económica melhorar, os portugueses irão fazer menos contenção na despesa, embora mais de metade revele que continuará a poupar no gás e na eletricidade e três em cada dez continuarão a optar por marcas mais baratas no supermercado.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos