Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sonae investe 300 mil euros na implementação de desfibrilhadores e formação de socorristas
2015-04-27

A Sonae investiu 300 mil euros na implementação do Programa DAE - Desfibrilhação Automática Externa, que tem como objetivo reforçar a capacidade reação e prestação de socorro em casos de paragem cardiorrespiratória. O investimento, realizado durante o ano de 2014, beneficiou todas lojas das suas insígnias com mais de 2 mil metros quadrados em todo o País.

Os DAEs são dispositivos eletrónicos portáteis que em situações de paragem cardiorrespiratória analisam o ritmo cardíaco e nas situações indicadas aplicam um choque elétrico com o intuito de se retomar um ciclo cardíaco normal e assim evitar a morte da vítima.

A paragem cardiorrespiratória de origem cardíaca é a principal causa de mortalidade nos países desenvolvidos. Em Portugal estima-se que ocorram 10.000 casos todos os anos, sendo a taxa de sobrevivência de uma vítima de paragem cardiorrespiratória presenciada inferior a 3%. Este valor compara com uma taxa de sobrevivência de 74% em locais com Programas DAE.

No total, a Sonae tem instalados 166 desfibrilhadores automáticos externos, envolvendo lojas, parque de negócios e centros logísticos. A Sonae desenvolveu também um programa de formação específica em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, de acordo com o modelo formativo da American Heart Association, contando hoje com cerca de 1.000 socorristas que estão hoje habilitados a utilizar os DAEs em caso paragem cardiorrespiratória.

O programa DAE da Sonae está licenciado pelo INEM, sendo o controlo de qualidade assegurado pelas empresas Ocean Medical e Salva Vidas.

José Côrte-Real, Administrador da Sonae, afirma: “A Sonae tem uma forte preocupação com a segurança dos seus clientes e dos seus colaboradores, pelo que procura a todo o momento implementar as melhores práticas que contribuam para o seu bem-estar. O investimento no desenvolvimento e implementação do Programa DAE insere-se neste compromisso e vem reforçar a segurança nos espaços comerciais em todo o País”.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos