Estudo da Lexmark revela que as preocupações com o ambiente estão a reflectir-se mais nos escritórios
Segundo um novo estudo levado a cabo pela Lexmark, empresa especialista em soluções de impressão, as preocupações com o ambiente estão verdadeiramente a fazer-se sentir nas casas de toda a Europa, o que se reflecte de forma positiva nos comportamentos no escritório. Do total dos inquiridos, 84 por cento refere que adopta comportamentos amigos do ambiente nos escritórios.
Este novo estudo, realizado a mais de 2.500 empregados de escritório por toda a Europa, revela que o pensamento relativo ao impacto ambiental que se faz sentir nas tarefas do dia a dia está rapidamente a tornar-se habitual, com 88 por cento dos inquiridos a reconhecer que a impressão no local de trabalho tem implicações no ambiente.
Contudo, os inquiridos também reclamam que as suas empresas não estão a ajudar. 43 por cento refere que a sua empresa não se importa com o desperdício de papel e 41 por cento pensa que a energia despendida não é da responsabilidade dos seus empregados. Em resposta a esta situação, mais de um terço (35%) sente que a melhor forma de assegurar que as empresas realmente se importem com o ambiente passa pelos próprios governos ou por leis aprovadas pela União Europeia, com o objectivo de alterar a forma como as empresas trabalham.
Por outro lado, 30 por cento sente ainda que os fabricantes deviam apostar mais na educação dos empregados de escritório no sentido de saberem o que comprar e porquê.
um grande impacto no ambiente.
As pessoas estão cada vez mais a poupar papel, com 84 por cento dos empregados de escritório a referir que muitas vezes lêem os seus e-mails e outros documentos a partir do ecrã do computador, acabando por não os imprimir. No entanto, apenas 29 por cento destes usa papel reciclado para imprimir e apenas 28 por cento imprime em frente e verso.
Este estudo, não englobou somente o desperdício de papel no escritório, mas também a quantidade de energia desperdiçada e de reciclagem. 81 por cento dos empregados de escritório refere que habitualmente desligam as luzes no final do dia, bem como o seu computador e ecrã de modo a poupar energia. Mais de metade dos empregados, muitas vezes, vai mais longe, desligando a impressora (56%) bem como as luzes dos escritórios dos colegas que estão ausentes (53%).
No que se refere aos toners para impressoras o cenário não é tão animador. Apesar de 63 por cento dos empregados de escritório referir que os toners vazios são entregues ao fabricante para reciclar, apenas 49 por cento os coloca no local próprio para este fim. Além do que mais de um em cada dez empregados (12%) deita os toners vazios directamente para o lixo.