Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Marcas próprias representam 40% dos anúncios dos retalhistas na TV francesa
2007-03-06

A 1 de Janeiro, os maiores canais de televisão franceses foram abertos à publicidade dos retalhistas, após 10 anos de lobbie. Inicialmente, foram os hipermercados que fizeram os maiores investimentos em spots publicitários. Intermarché, Auchan, Leclerc e Carrefour lançaram as suas campanhas.

De acordo com a Yacast, 1.649 anúncios foram lançados pelas seis maiores cadeias alimentares em Janeiro, representando um investimento total de 27 milhões de euros.

Segundo o Planet Retail, um dos temas centrais das campanhas de publicidade apresentadas na televisão francesa foi a identidade corporativa dos retalhistas. O Auchan, por exemplo, foi uma das insígnias que utilizou a televisão para a sublinhar. A campanha acentua a gama de produtos oferecida pelo Auchan, usando o slogan “todos os seus desejos ao melhor preço”. Também o Intermarché usou um dos seus primeiros anúncios para reforçar a sua propostas de marketing e o slogan “Todos undiso contra os preços altos”. Nos últimos anos, este slogan ajudou a posicionar o Intermarché como um retalhista de baixo preço. A campanha na televisão apoiou-se no slogan e mostrou um mini filme onde os Mosqueteiros salvam o planeta dos preços altos.

As marcas próprias são outro tema importante das campanhas de publicidade, contando para 40 por cento dos anúncios colocados no ar pelos retalhistas até agora. Isto porque os retalhistas estão impedidos de anunciar promoções baseadas no preço, uma restrição introduzida para minimizar o impacto da canalização do marketing das empresas para a televisão, em vez de para a rádio ou imprensa. Os retalhistas estão, contudo, autorizados a mostrar o preço de um produto desde que este esteja fixado para 15 semanas. Uma vez que são os retalhistas a fixar os preços das marcas próprias, não é surpreendente que as suas marcas continuem a ser uma das apostas das campanhas na televisão ao longo do ano. Por outro lado, como nota o Planet Retail, as marcas próprias são actualmente peça fundamental das estratégias dos retalhistas franceses e muitas destas empresas ambicionam melhorar as vendas das marcas próprias até 50 por cento das receitas, de forma a melhorar as margens, após as reformas de Dutreil terem entrado em vigor, em Janeiro de 2006. O Leclerc, o Carrefour e a Système U foram os primeiros retalhistas alimentares a lançarem campanhas sobre as suas marcas próprias.

A partir do final de Janeiro, os retalhistas começaram a orientar as suas campanhas para as marcas próprias e o preço. O Intermarché lançou uma segunda campanha focada na relação entre a qualidade e o preço das suas marcas próprias, enquanto o Leclerc começou a promover o seu cartão de cliente.

No decorrer do ano, o Planet Retail espera que mais retalhistas especializados planeiem o lançamento dos seus primeiros spots televisivos. O Bricomarché, por exemplo, foi o primeiro retalhista de bricolage a pôr no ar um anúncio na televisão, antecipando-se ao concorrente Castorama.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos