Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Estudo demonstra que consumidores preferem desconto direto
2015-01-08

De acordo com a análise GfK, o mercado português nos produtos tecnológicos tem-se caracterizado pelo aumento do número de ofertas e promoções e de consumidores adeptos do desconto direto.

Atualmente, há cada vez mais consumidores "promo-dependentes" e uma tendência crescente para comprar apenas quando há promoções. O desconto em talão dominava o panorama promocional em 2011 mas o aumento do número de promoções e a maior agressividade têm contribuído para o forte crescimento do desconto direto. Neste momento (2013 e 2014,) as promoções de desconto direto concentram cerca de 80 por cento das promoções, sendo o veículo promocional por excelência para os produtos tecnológicos.

Embora se assista a algumas oscilações, parece haver espaço no mercado para folhetos e promoções mais direcionados, onde apenas uma área de produto é alvo de promoção. Mas, com exceção de 2013, há uma ligeira penetração maior de promoções genéricas, ou seja, transversais a várias ou a todas as áreas de produto.

Se considerarmos as campanhas de três ou menos dias como de curta duração (normalmente abrangem um fim de semana), assistimos a uma clara aposta das diferentes insígnias em aumentarem o número de promoções deste tipo. No total do período em análise, cerca de metade (47%) das promoções são campanhas de curta duração mas mais relevante ainda é o facto de termos passado de 34 semanas onde não havia qualquer promoção “curta“ para 21 semanas, em 2012. Em 2013, apenas 10 semanas no ano estiveram ausentes deste tipo de promoção, ou seja, torna-se raro o fim de semana em que pelo menos uma insígnia não apresenta promoções significativas.

Descarregue o artigo complete aqui

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos