Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Electrolux Design Lab 2014 apresenta os semi-finalistas
2014-08-04

Entre os 35 semi-finalistas do concurso Electrolux Design Lab 2014, seleccionados a partir de mais de 1.700 participações de todo o mundo, está o projecto de Rita Moreira, da ESAD – Escola Superior de Artes e Design.

Os conceitos representam a criação de casas saudáveis, com o foco nas áreas de purificação de ar, prazer de cozinhar e cuidado da roupa. As tendências desta edição apresentam ambientes domésticos saudáveis pensados para o futuro, através de soluções de design inteligentes. “Os semi-finalistas deste ano, do Electrolux Design Lab, criaram conceitos visionários que são exemplos primordiais do que poderemos ver na casa do futuro. Estes projectos concentram-se na conectividade, bio mimetismo, robótica, tecnologia que pode ser utilizada, materiais reciclados e reutilizados, sendo que todos promovem estilos de vida saudáveis e sustentáveis em casa,– em alguns casos virtualmente. De uma maneira geral, os conceitos tornam a nossa atarefada vida quotidiana mais eficiente e as nossas escolhas mais sustentáveis para um planeta mais verde”, comenta Lars Erikson, director de Design da Electrolux e presidente do júri.

O concurso global de design vai na 12.ª edição, sendo que este ano realiza-se por etapas, o que permite aos participantes desenvolverem os seus conceitos ao longo do processo. Após os semi-finalistas responderem ao último desafio da competição, em Agosto, haverá lugar para uma votação pública, na qual o estudante com o projecto mais votado pelo público será nomeado vencedor do People’s Choice e receberá um prémio no valor de 1.000 euros.

Os finalistas do Top 6 serão escolhidos pelos especialistas da Electrolux, em Outubro, e convidados para o evento final onde serão galardoados, em Novembro. O primeiro prémio será atribuído ao estudante que o painel de jurados destaque como criador de uma solução de design absolutamente inovadora para o futuro. Este estudante vai receber 5.000 euros e um estágio remunerado de seis meses num centro global de Design da Electrolux; o segundo prémio é de 3.000 euros e terceiro prémio é de 2.000 euros.

Entre o top 35 dos semi-finalistas do concurso Electrolux Design Lab 2014 está o projecto de Rita Moreira, da ESAD – Escola Superior de Artes e Design. O Little Helper está inserido na categoria Prazer de Cozinhar e é um ajudante dos agricultores urbanos, que garante que os seus vegetais cresçam com facilidade. O conceito analisa as sementes que estão a ser utilizadas pelo agricultor, conecta-se às aplicações móveis dos utilizadores e começa a dar instruções sobre como fazer crescer uma planta. Coloca-se um dispositivo no fundo com a semente, que vai acompanhar o seu crescimento e reportar ao utilizador. O Little Helper surge da ideia de que as gerações futuras poderão desconhecer os princípios da agricultura e necessitam de ajuda para manter o interesse na natureza e cultivar a sua própria comida para se manterem saudáveis.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos