Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Whirlpool fecha acordo para comprar posição maioritária na Indesit Company
2014-07-11

A Whirlpool Corporation chegou a acordo com a Fineldo S.p.A a compra da participação desta na Indesit Company S.p.A.

A multinacional norte-americana também acordou a compra das acções com elementos da família Merloni. Nos termos dos acordos, a Whirlpool assegura uma participação maioritária na Indesit Company.

Segundo o comunicado emitido pela fabricante com sede em Benton Harbor, o controlo da Indesit Company por parte da Whirlpool está ainda sujeito à aprovação das autoridades competentes em matéria de concorrência e do tribunal de Ancona. A transacção deverá estar concluída no final do ano. “É uma oportunidade para posicionar o nosso negócio europeu para o crescimento e criação de valor, com o apoio de uma empresa bem estabelecida e respeitada como é o caso da Indesit Company”, afirma Jeff M. Fettig, chairman e CEO da Whirlpool Corporation. “Acreditamos que este negócio nos irá dar uma posição ideal no competitivo e global mercado europeu de electrodomésticos. A Whirlpool demonstrou a sua capacidade para criar eficiências e valor através de aquisições e, por isso, confiamos que esta transacção irá trazer elevado retorno aos nossos accionistas e resultar em produtos inovadores para os nossos consumidores”.

Para a Indesit Company, o acordo anunciado irá proporcionar as ferramentas de construção de um futuro sólido e sustentável. “Nos últimos meses de negociação, a Whirlpool provou ser o parceiro certo, com uma cultura similar e a capacidade única para oferecer crescimento a longo prazo, capitalizando o foco na qualidade que sempre caracterizou a Indesit”, comenta Gian Oddone Merli, CEO da Fineldo S.p.A.

Os benefícios para a Indesit são significativos e incluem a possibilidade de integrar o seu know-how e produtos numa empresa com uma dimensão global. “Esperamos que esta transacção nos permita criar uma empresa de electrodomésticos mais eficiente na Europa, através de uma melhor utilização dos activos e posições complementares em vários países, produtos, marcas e distribuição”, sublinha Marc Bitzer, presidente da Whirlpool na América do Norte e na Europa, África e Médio Oriente. “Prevemos que esta aquisição fortaleça a nossa estrutura de produção europeia”.

Nesta transacção, a Whirlpool fechou acordo, simultaneamente, com a Fineldo para a compra de 42,7% do capital da Indesit, com alguns elementos da família Merloni por 13,2% e com Claudia Merloni pela sua participação de 4,4%. Estes 60,4% do capital da Indesit Company representam 66,8% dos votos. A transacção representou um montante total de 758 milhões de euros, ou 11 euros por acção.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos