Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Pingo Doce e Continente foram os retalhistas mais mencionados nas redes sociais
2014-06-30

De acordo com os dados do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest, Pingo Doce e Continente foram as insígnias mais mencionadas no primeiro trimestre de 2014.

A presença das marcas de retalho alimentar nos meios digitais nos primeiros três meses do ano continuou a tendência manifestada durante o ano de 2013. Em termos de menções espontâneas nas redes sociais, Continente e Pingo Doce seguem no topo das menções, seguidas a alguma distância por outras marcas do mesmo sector, como Lidl, Jumbo, El Corte Inglés, Minipreço e Intermarché, que também têm expressão relevante nestes meios.

Algumas marcas optam por uma presença directa discreta, ou nula, em termos dos seus próprios canais nos meios digitais, sendo de destacar os casos do Pingo Doce e do Jumbo, por não terem canais próprios de divulgação nos meios digitais, além dos seus sites. Embora o Pingo Doce tenha uma página própria de Youtube, com alguns anúncios da marca mas com poucas visualizações. O Continente tem uma página de Facebook intitulada Chef Online, já com mais de um milhão de fãs e com uma boa interacção com estes, onde partilha com frequência receitas e sugestões e algumas promoções. O Chef Online tem ainda um canal de Youtube, dedicado exclusivamente a receitas, uma página de Instagram e uma aplicação no iTunes. E existe também um canal Continente no Youtube, com maior foco nos seus anúncios e promoções.

O Pingo Doce tem muitas menções espontâneas derivadas das suas campanhas e promoções e da publicidade indirecta que é feita por páginas de Facebook que se dedicam à divulgação das campanhas e promoções. O mesmo é válido também para as outras marcas mas com uma expressão menor, à excepção do Continente. Existe ainda um efeito colateral de menções associadas à Jerónimo Martins ou à Sonae, que inflaccionam o número de menções ao Pingo Doce e ao Continente.

Relativamente às outras marcas, de destacar as páginas de Facebook do Lidl (450 mil fãs), El Corte Inglés (225 mil fãs) e Minipreço (175 mil fãs), todas com uma boa dinâmica de interacção com os seus fãs, ao mesmo tempo que vão promovendo as suas campanhas e produtos. O Minipreço é a única marca com uma conta de Twitter e que é efectivamente usada para divulgação das suas promoções e que interage com os utilizadores dessa rede social. De referir ainda que o El Corte Inglés é a única marca com uma presença activa em Google+ e Pinterest.

Medindo algumas das publicações de posts com mais impacto, em termos de posts nas páginas das marcas no Facebook, destacam-se um post da página do Lidl sobre uma campanha de angariação de bens alimentares, a 27 de Março, com mais de 6.000 interacções (gostos, partilhas e comentários) e um post da página do Chef Online, com uma fotografia sugestiva de uma sobremesa com morangos, a 14 de Março, com cerca de 2.500 interacções. Em termos de vídeos nos canais de Youtube das marcas, destacam-se "Continente | Marca Confiança 2014", de 7 de Março, com cerca de 195 mil visualizações e "os Preferidos da Páscoa no Continente", de 31 de Março, com cerca de 55 mil visualizações.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos