Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Encontrar de novo, em Berlim, o caminho para o crescimento rentável
2014-04-29

A primeira conferência de retalho europeia sobre bens de consumo técnicos vai acontecer em 7 e 8 de Maio, capturando a atenção de retalhistas de electrodomésticos, electrónica de consumo, tecnologias da informação e telecomunicações em toda a Europa, dos produtores da indústria e revistas do sector. Num ambiente macroeconómico instável, o sector tem lutado nos últimos dois anos com resultados de vendas díspares e incerteza sobre a linha de frente.

De acordo com a GfK, a Europa Ocidental enfrentou uma queda nas vendas em 2013 de 3,6%, para 196,3 mil milhões de euros. Cinco das sete categorias de produtos tiveram um crescimento negativo. Apenas as categorias de telecomunicações e pequenos electrodomésticos alcançaram um aumento de vendas. A electrónica de consumo diminuiu 15,6%, a imagem contraiu 15,7%, os grandes electrodomésticos perderam 1,4%, as tecnologias de informação desceram 3% e p equipamento de escritório e consumíveis diminuíram 4%. Jás as elecomunicações subiram 6,6% e os pequenos electrodomésticos conseguiram um crescimento moderado de 1,5%. Perante este cenário, o profundo conhecimento do ambiente e um processo de adaptação rápida nunca foi tão crucial. Como na natureza, a adaptação ambiental irá determinar a sobrevivência dos indivíduos e reconstruir o mapa do retalho europeu de bens de consumo tecnológicos.

Reconhecendo os factos e figuras de 2013, a cimeira vai-se tornar numa oportunidade única para os decisores de topo e líderes do sector compartilharem o seu valioso “know-how” entre si, procurando novas maneiras de optimizar toda a cadeia de valor e discutir os factores de sucesso na reinvenção do retalho. Especialistas internacionais de renome, como Piers Fawks (fundador e presidente da PSFK), Tony Stockil (CEO do Javelin Group), Bryan Roberts (director de visão de mercado da Kantar Retail) e Pedro Fensky (líder da unidade de negócios de Retalho e Bens de Consumo) vão esclarecer o futuro do retalho a partir de uma perspectiva macro e das melhores práticas, abordando os temas do “e-commerce” e revendo o impacto da tecnologia no sector. O estado do sector, com uma revisão histórica da sua evolução na última década, juntamente com uma perspectiva futura, será também profundamente analisados por Paul Martin (director de Insight da Boxwood). Como vai estar o mercado em 2020 e quais serão os principais mercados a crescer, uma apresentação detalhada da contribuição da electrónica de consumo como formadora de caminhos, facilitadora e alteradora de mercados e paisagens de retalho será dada por Friedrich Fleischmann (director global da área de retalho da GfK).

Além disso, o lado da produçao será representado por Gerald Reitmayr (director europeu para a área de retalho da Samsung), que irá partilhar o seu conhecimento profundo das mudanças das expectativas dos consumidores . Por último, mas certamente não menos importante, os definidores de tendências, Amazon e Google, estarão representados. Doug Gurr (vice-oresidente da Amazon UK) vai apresentar ao público uma visão concreta sobre o ponto de vista da Amazon sobre o futuro do retalho. Por outro lado, a inovação no retalho será a essência da apresentação de Lutz Behrendt (responsável pela área de retalho do Google Alemanha), explicando a estratégia inovadora do Google no sector e demonstrando o estado de hiper ligação e hipe informação do consumidor de hoje.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos