Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Europa Central e de Leste lideram na promoção de novos centros comerciais
2014-04-07

No ano passado, a Europa Central e de Leste continuaram a dominar a promoção de novos centros comerciais, tendo totalizado cerca de 70% das novas aberturas na segunda metade de 2013 (2,4 milhões de metros quadrados), de acordo com a última edição do European Shopping Centre Development, estudo publicado semestralmente pela Cushman & Wakefield (C&W).

Em geral, a promoção de novos centros comerciais recuperou consideravelmente na segunda metade de 2013 com a abertura de 3,6 milhões de metros quadrados de área bruta locável (ABL). Este valor é o dobro do espaço aberto no primeiro semestre do ano, apesar de ser mais baixo do que o previsto por alguns projectos terem sofrido atrasos.

Actualmente, o total de área ocupada por centros comerciais na Europa é de aproximadamente 154 milhões de metros quadrados (ABL). França continua a ser o maior mercado do sector com 17,3 milhões de metros quadrados de ABL, seguida do Reino Unido com 16,9 milhões de metros quadrados e Rússia com 16,8 milhões metros quadrados. Contudo, as previsões apontam para que a Rússia ultrapasse o Reino Unido até ao final deste ano.

Se todos os projectos previstos e em construção até 2015 abrirem na Rússia, este país passará mesmo a ser o com maior ABL de centros comerciais na Europa. Estão cerca de 2,6 milhões de metros quadrados com abertura prevista para 2014 e 2015, incluindo o que será o maior centro comercial da Europa, o Avia Park em Moscovo (235.000 m2). A Rússia está assim em primeiro lugar do ranking de aberturas previstas.

Por sua vez, a Turquia ocupa o segundo lugar com 2,2 milhões de metros quadrados previstos para inaugurar até ao final de 2015. França ocupa o terceiro lugar em termos de “pipeline “com 1,3 milhões de metros quadrados previstos.

Existem 203 novos centros comerciais em construção na Europa com abertura prevista para 2014, dos quais 127 estão localizados na Europa Central e de Leste.

A Ucrânia, Turquia e Rússia continuarão a liderar no que respeita à promoção no sector, com um crescimento previsto, nos três países, de dois dígitos em relação ao total de ABL.

No que se refere a Portugal, desde 2010 que a oferta de centros comerciais no mercado nacional tem vindo a corrigir, adaptando-se à nova realidade deste sector, cujo potencial de crescimento é cada vez mais reduzido. Em 2013 não se verificou nenhuma abertura de centros comerciais e até ao final de 2014 apenas se prevê a expansão do Forum Algarve e a abertura do Alegro Setúbal.

Em construção encontram-se apenas três centros comerciais: o Alegro Setúbal, resultante da expansão do Jumbo de Setúbal e que contará na sua inauguração, prevista para o final de 2014, com uma superfície total de 42.500 metros quadrados; o Dolce Vita Braga (42.000 m2) e o Évora Shopping (16.000 m2), ambos nas mãos de bancos nacionais.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos