Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Bosch Power Tools mantém liderança de mercado
2014-03-20

A divisão de Power Tools da Bosch alcançou mais uma meta em 2013 e voltou a atingir vendas recorde a nível mundial. Com valores na ordem dos quatro mil milhões de euros, a divisão registou um crescimento de 3%.

Para 2014, o objectivo é continuar a crescer, apostando em áreas de desenvolvimento estratégico como a tecnologia sem fios, ferramentas de medição e acessórios e concentrando o investimento em mercados emergentes. “Apesar do nosso crescimento em 2013 ter sido afectado pelas oscilações do mercado em regiões-chave para a Bosch, podemos afirmar que somos o número um nos segmentos de ferramentas eléctricas, acessórios e ferramentas de medição, ocupando ainda o segundo lugar nas ferramentas de jardim”, afirma Henning Von Boxberg, presidente da divisão de Power Tools. Este crescimento tem sido constante ao longo dos últimos anos e a divisão tem vindo a ganhar quota de mercado graças à aposta nos segmentos estratégicos, sobretudo nos mercados em desenvolvimento.

A nível global, a divisão de Power Tools da Bosch conta já com cerca de 19 mil colaboradores, em 37 localizações, e 90% das vendas de 2013 registaram-se fora da Alemanha. Na América Latina, as vendas cresceram acima dos 12%, enquanto no seu maior mercado interno - a Europa – esta divisão apresentou um crescimento de 4%, comparativamente ao ano anterior. Este número é explicado, em grande parte, pelo aumento da procura na Rússia, onde a Bosch Power Tools viu a sua quota de mercado aumentar 14%. “Lançar produtos que são desenvolvidos para as necessidades dos utilizadores dos mercados emergentes e ter em consideração o poder de compra destes mercados permitiu-nos crescer e ganhar quota de mercado”, explica Henning Von Boxberg.

Já na Ásia, as vendas registaram um crescimento de 5%, apesar do decréscimo verificado na China, enquanto em países como Índia, Indonésia, Vietname e Filipinas os valores alcançados foram de dois dígitos.

O segmento sem fios é um dos mais importantes para a empresa. Se, em 2007, uma em cada três ferramentas não tinham fios, actualmente 43% a nível mundial já são “wireless” e incorporam bateria. Também a tecnologia ião lítio, que permite que os utilizadores utilizem várias ferramentas apenas com uma bateria, tem vindo a registar um forte crescimento, fazendo parte actualmente de 83% dos equipamentos sem fios na Europa.

A liderança do mercado global no segmento dos equipamentos de medição foi, também, reforçada em 2013. Enquanto o mercado cresceu 8%, a Bosch cresceu 13%. Este sucesso deveu-se, sobretudo, à facilidade com que os equipamentos Bosch são utilizados e ao facto dos pontos de venda estarem preparados para profissionais e para o cliente “faça você mesmo”. 2014 trará novidades e a Bosch pretende lançar, no mercado, o laser profissional GML 30, cuja gama será adaptada a utilizadores profissionais.

Na área de acessórios, a Bosch cresceu 5% em 2013, quase o dobro dos 3% registados pelo mercado, reforçando a liderança neste segmento. Estes resultados devem-se, uma vez mais, às inovações introduzidas no mercado, nomeadamente, acessórios que permitem ajudar o utilizador nas suas tarefas, tornando-as mais eficientes.

Em 2014, a Bosch Power Tools tem previsto o lançamento de novos produtos. A sua capacidade de inovar tem sido a base do sucesso desta divisão, que se destaca pelo facto de 35% das vendas, em 2013, terem sido geradas na compra de produtos com menos de dois anos.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos