Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

ERP celebra a reciclagem de 2 milhões de toneladas de REEE
2014-03-11

A ERP (European Recycling Platform) inicia o ano com a comemoração da reciclagem de mais de dois milhões de toneladas de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), desde o arranque da sua actividade na Europa.

Este marco representa a recolha de 26 milhões de televisões, 45 milhões de pequenos electrodomésticos, 11,5 milhões de grandes electrodomésticos e oito milhões de equipamentos de frio. Ao mesmo tempo, a ERP impediu a emissão de 21,7 milhões de toneladas de CO2, através da eliminação do efeito dos gases CFC e da recuperação de matérias-primas, toneladas que poderão ser traduzidas, também, na quantidade de gás necessária para encher de oito milhões de balões de ar quente de cinco passageiros, aproximadamente, o correspondente a toda a população de Espanha. Permitiu também recuperar 16 toneladas de ouro, 130 toneladas de prata e 60 mil toneladas de cobre - metais reutilizados na produção de equipamentos eléctricos, evitando a sua extracção das minas. A ERP impediu a libertação de gases de efeitos de estufa presentes nos equipamentos de frio, equivalentes a 3.000 toneladas de substâncias extremamente nocivas para a camada de ozono.

O efeito da sua actividade equivale à remoção de oito milhões de carros das estradas durante um ano na Europa ou a uma poupança de nove biliões de Kwh de energia primária, equivalente à energia utilizada em meio milhão de casas, no Luxemburgo, durante um ano. A recolha total da ERP corresponde ao peso de 250 mil elefantes, 45.455 camiões articulados e o peso aproximado de 3.500 Airbus A380, os maiores aviões conhecidos até hoje.

“Estamos muito satisfeitos com a recolha destes dois milhões de toneladas até à data”, afirma Umberto Raiteri, CEO da ERP. “O ciclo de vida dos produtos eléctricos decresceu drasticamente. Com a constante introdução no mercado de novos equipamentos ou novas versões dos mesmos, os consumidores sentem a necessidade de se actualizarem, descartando os modelos anteriores, tornando-os obsoletos. Este ciclo contínuo representa um desafio permanente para a sociedade gerir a quantidade de REEE produzidos".


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos