O mercado mundial de retalho nos aeroportos irá alcançar os 59,2 mil milhões de dólares em 2019, o que representa um crescimento de 72,9% face a 2013.
Dados da consultora Verdict Research, que aponta, como principais motores deste crescimento, o aumento de 27,4% no número de passageiros durante este período, assim como a maior afluência dos mercados emergentes.
A região da Ásia-Pacífico irá ter o maior crescimento nas vendas a retalho nos aeroportos durante estes seis anos, com o mercado a mais que duplicar. O número de passageiros irá aumentar 37,8% e o gasto médio crescer de 7,78 dólares para 11,37 dólares. Ao mesmo tempo, na Europa e América do Norte, os crescimentos regressarão, à medida que a economia for dando sinais de melhoria.
Os produtos de beleza e as bebidas serão os que mais beneficiarão deste aumento de passageiros, com uma subida global de, respectivamente, 109,9% e 73,4% até 2019. Nos aeroportos, as bebidas têm resistido melhor à tendência promocional generalizada e os consumidores tirado partido dos preços isentos de IVA.