Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugal poderá ser o país que mais ganha com acordo transatlântico
2014-03-05

O acordo transatlântico UE–EUA será um acelerador de crescimento económico e emprego, nomeadamente para Portugal que, devido à sua posição geoestratégica, deveria liderar o debate sobre esta matéria. A reflexão dá o mote ao painel de abertura do V Congresso da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, que decorre a 25 e 26 de Março, no Museu do Oriente.

O acordo é visto como uma possível aliança para o desenvolvimento das economias europeia e norte-americana, numa altura em que se redesenha o mapa de distribuição do poder económico mundial, com a ascensão, entre outras, da economia asiática. Trata-se, por isso, de um tema fulcral na agenda política e económica dos dois continentes e, sobretudo, de Portugal que poderá ser um dos países onde as empresas mais ganharão com esta parceria transatlântica.

Daniel M. Price, especialista em comércio transfronteiriço, ex-consultor do governo dos EUA e actualmente árbitro em disputas e tratados comerciais internacionais, é um dos convidados neste painel, a par de João Vale de Almeida, embaixador da UE nos EUA. Daniel M. Price conta com mais de 20 anos de experiência em consultoria, na representação de empresas e governo na Organização Mundial do Comércio, na participação em tratados de investimento e na resolução de disputas no âmbito do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio. Numa manhã dedicada a esta reflexão, conta-se também com a participação de João Vale de Almeida, embaixador da UE nos EUA, importante personalidade na definição deste acordo e com longo percurso nas relações internacionais, tendo integrado a Comissão Europeia em 1982, onde desenvolveu grande parte do seu percurso trabalhando com Jacques Delors, Jacques Santer, Romano Prodi e Durão Barroso.

Daniel Bessa, Esmeralda Dourado, Manuel Caldeira Cabral e Vítor Bento enriquecem ainda a discussão sobre esta questão, num debate a decorrer ao final da manhã que tem como ponto de partida a inovação sob o título “O papel da Inovação na ligação entre economias - UE e EUA”.

Sob o mote “Inovar para Vencer”, V Congresso da Distribuição Moderna contará com várias personalidades de relevo, nacionais e estrangeiras, com destaque para o Prémio Nobel da Economia 2013, Lars Peter Hansen.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos