Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

DIA pode vir a ser vendido em França
2014-02-27

No seguimento dos maus resultados do Grupo DIA no mercado francês em 2013, vários analistas estão a avançar com a tese de que o retalhista espanhol vai tentar vender a sua filial gaulesa este ano.

De acordo com o balanço do exercício de 2013, apresentado no passado dia 20 de Fevereiro, o volume de negócios em França totalizou 1,9 mil milhões de euros, recuando 11,3% face a 2012. Quebra que acumula com a de 9,2% já verificada no ano anterior, num mercado que vale 19% das vendas do grupo. De facto, trata-se do quinto exercício consecutivo que o volume de negócios do DIA França contrai mais de 5%.

Os analistas adiantam que o mercado francês está a afectar negativamente as margens do retalhista. No quarto trimestre, a rentabilidade operacional (EBITDA) do grupo progrediu 11,2% em Espanha, representando 12% das vendas. Em França, o mesmo indicador caiu perto de 44%, para 3,5% do volume de negócios.

Neste sentido, os analistas consideram que será desejável, avançando mesmo como certa, a hipótese do DIA procurar um comprador para o seu parque de lojas no mercado francês. O grupo espanhol estará receptivo à análise de todas as ofertas de compra, sejam elas parciais ou totais, destes activos que valerão pouco mais de 450 milhões de euros.

No final de Dezembro de 2013, o Grupo DIA tinha 865 lojas em França, 230 das quais em regime de franchising.

Com a cortesia da Grande Consumo.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos