Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Biedronka atinge os 7,7 mil milhões de euros em 2013
2014-02-27

A Biedronka apresentou vendas totais de 7,7 mil milhões, o que representa um crescimento de 15% face ao exercício de 2012, com o crescimento em base comparável a ser de 4,2%, o que, segundo a Jerónimo Martins, traduz uma visível desaceleração do consumo privado na Polónia, destino onde a taxa de desemprego é superior a 13%.

O abrandamento do consumo aliado à intensificação do ambiente concorrencial no país, a registar um forte aumento da actividade promocional por parte das várias cadeias, levou a que, a partir de Julho, a Biedronka reforçasse o investimento na competitividade dos preços, juntando ao seu posicionamento de Every Day Low Price atractivas oportunidades de descontos imediatos.

Uma novidade na oferta tipo da “Joaninha”, cujo EBITDA cresceu, em 2013, 8,7% para os 600 milhões de euros. Já a margem, que reflectiu o reforço do posicionamento de preço da companhia através de campanhas e promoções, fixou-se nos 7,8%.

A cadeia terminou o ano com mais 268 lojas, descontados os encerramentos, e mais dois centros de distribuição, o que representa um aumento de 15,3% da área total de venda.

A insígnia implementou, ainda, um inovador sistema de pagamentos móveis, iniciativa que registou grande adesão junto dos clientes e, só no primeiro mês, verificaram-se mais de 40 mil transaçdões neste sistema.

À semelhança da operação Pingo Doce em Portugal, o forte compromisso da Biedronka com a produção local manteve-se com 94% dos produtos alimentares a serem comprados a fornecedores polacos ao longo do exercício. No sentido inverso, a Biedronka tem vindo a aumentar as importações de produtos agroalimentares portugueses, nomeadamente de vinhos, queijos, tostas, fruta, vegetais e azeite, contando, hoje, já com mais de 50 fornecedores portugueses na sua cadeia de abastecimento.

Com a cortesia da Grande Consumo.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos