Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Pingo Doce cresce 3,6% em “like-for-like”
2014-02-27

O Pingo Doce alcançou um crescimento de cerca de 4% nas suas vendas, que ultrapassaram os 3,1 mil milhões de euros. Desempenho que se traduz no reforço da quota de mercado do Pingo Doce, “através da sua forte dinâmica promocional e da capacidade de antecipação e adequação da proposta de valor às reais necessidades dos consumidores,” assume a Jerónimo Martins

No ano, as vendas Like-for-Like (LfL) do Pingo Doce cresceram 3,6% (excluindo combustível), mesmo “com a decisão estratégica de investir na competitividade dos preços a impactar a margem total. A continuação do esforço de racionalização de custos ao nível da operação (iniciado em 2012) e o forte crescimento das vendas permitiram que o EBITDA da companhia aumentasse 6,9%, cifrando-se nos 183 milhões de euros”, informa.

Ao abrigo da nova lei das Práticas Individuais do Comércio (PIRC) que entrou em vigor dia 25 de Fevereiro, o chairman do Grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, afirmou que as MDD do Pingo Doce irão aumentar em 20% face à quota actualmente disponível nas lojas do grupo. Esta é a resposta, ou uma das respostas, da insígnia alimentar face à entrada em vigor do novo diploma. Recorde-se que, já aquando da inauguração do centro logístico de Algoz, o responsável havia abordado o assunto, prevendo um aumento das importações de modo a evitar algumas zonas cinzentas que a nova lei das PIRC possa, eventualmente, apresentar no que à regulação das relações entre produtores e distribuidores diz respeito. Logo, mais importação de bens alimentares e aumento da MDD poderão fazer parte dos mecanismos de resposta do Pingo Doce à entrada em vigor deste novo diploma.

Por outro lado, o responsável assumiu ainda, no decorrer da apresentação dos resultados do grupo, não existirem planos para investir no comércio electrónico no retalho de base alimentar em Portugal, ao mesmo tempo que deixou, de novo, antever um possível, e a anunciar em breve, programa de apoio à agricultura nacional.

Já o projecto Amanhecer irá alargar a sua rede de lojas entre 50 a 60 novas unidades, em 2014, além das 53 já em funcionamento que disponibilizam um total de 290 referências de MDD.

Com a cortesia da Grande Consumo.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos