Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Auchan tem aprovação para entrar na Polónia
2014-02-03

A Autoridade da Concorrência polaca finalmente aprovou a aquisição pela Auchan dos hipermercados Real do Grupo Metro mas com algumas condições. A decisão foi intensamente aguardada pela Auchan, visto que a maior parte das lojas da Real adquiridas na Europa Central e de Leste estão localizadas no país.

Foram identificadas cerca de 11 áreas onde a retalhista francesa poderia representar uma ameaça à concorrência e, como tal, a Auchan vai ter de alienar oito das 54 lojas da Real na Polónia.

Esta decisão é benéfica para ambos os retalhistas, já que o Grupo Metro será capaz de se focar totalmente no seu núcleo de actividades “cash & carry” e reduzir a sua dívida. A Auchan, por outro lado, vai triplicar a sua presença na Polónia, dando-lhe o alcance e a escala de operação para enfrentar sérios desafios num mercado com foco no preço. Tal como na Roménia, espera-se que a ênfase esteja no aumento das vendas das lojas da Real por metro quadrado para atingir, pelo menos, os níveis da rede Auchan existente.

A Auchan também está a mostrar interesse na capital bielorrussa de Minsk. Representantes do retalhista francês entraram em discussões com a Zomex Investment, que desenvolveu o Dana Mall. A primeira localização irá, alegadamente, ser em formato de hipermercado compacto, já que a Auchan está a olhar para um modesto lote de cinco mil a sete mil metros.

Enquanto o governo autoritário do país tem sido um impedimento para o investimento, o retalhista francês considera a Bielorrússia há anos. De acordo com a insígnia, o seu conceito de hipermercado principal, com base em preços baixos e uma grande variedade, é particularmente adequado para os consumidores nas ex-repúblicas socialistas onde a Auchan está a desfrutar de um sucesso considerável.

Com a cortesia da Grande Consumo.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos