Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sonae regista vendas de 4,6 mil milhões de euros no retalho
2014-01-28

A Sonae reforçou a sua liderança no sector do retalho em Portugal, no ano de 2013, ao registar ganhos de quota de mercado na generalidade dos seus negócios de retalho, com destaque para o Continente, Sport Zone e Worten. No ano passado, as áreas de retalho da Sonae aumentaram as suas vendas conjuntas em 3%, para 4,6 mil milhões de euros.

“O ano de 2013 ficou marcado por importantes desafios nos mercados mais relevantes para as marcas de retalho da Sonae, sendo de destacar a estabilização dos níveis de consumo na Península Ibérica a partir da segunda metade do ano. A procura das famílias portuguesas por propostas de valor atractivas tem beneficiado o nosso posicionamento, que passa por oferecer uma grande variedade a preço imbatível acompanhado de uma forte actividade promocional. Foi assim possível aumentarmos a lealdade dos nossos clientes, conquistar novos e crescer vendas a um ritmo que atingiu 7,2% no último trimestre do ano em Portugal”, comenta Paulo Azevedo, CEO da Sonae.

No retalho alimentar, apesar do forte ambiente competitivo, o Continente reforçou a sua quota de mercado crescendo vendas no último trimestre em 5,4%. No cômputo geral do ano, o volume de negócios da Sonae MC melhorou 4,1%, para 3.415 milhões de euros, incorporando um crescimento de 1,4% das vendas no universo comparável de lojas.

Por sua vez, a área de retalho especializado apostou no desenvolvimento de novos conceitos de loja, o que, “a par das medidas de eficiência e das inovações implementadas, contribuiu para inverter o ciclo negativo”. As insígnias da Sonae SR registaram uma segunda metade de ano em crescendo, que culminou num crescimento de 8,9% das vendas em Portugal e de 20,8% nos mercados internacionais no quarto trimestre do ano, com especial destaque para a Sport Zone. A Sonae SR registou vendas de 1.210 milhões de euros em 2013, superando o montante alcançado no exercício anterior, apesar da situação macroeconómica desafiante para as categorias discricionárias.

O segmento de electrónica de consumo, que representou aproximadamente 70% das vendas da Sonae SR durante 2013, continuou a reforçar a sua posição de liderança no mercado português, com um ganho estimado de quota de mercado de mais de um ponto percentual. A Worten também tem melhorado a sua posição de mercado em Espanha. A Sport Zone em Espanha registou o terceiro trimestre consecutivo de crescimento positivo no universo comparável de lojas e em Portugal reforçou ainda mais a sua posição de liderança. Na área de moda, a MO melhorou significativamente as suas vendas, sustentadas pela renovação da marca e pelo sucesso da colecção Outono/Inverno, e a Zippy recuperou na Península Ibérica e fortaleceu ainda mais a sua expansão internacional.

A Sonae investiu na expansão da rede de lojas das suas insígnias a nível mundial ao longo de 2013, tendo terminado o ano com 1.127 unidades, face a 1.046 no final do ano anterior. Este crescimento permitiu à Sonae superar um milhão de metros quadrados de área de venda ao terminar o ano de 2013 com 1,025 milhões de metros quadrados.

A Sonae MC expandiu a sua rede de lojas em Portugal e atingiu as 548 unidades no final do ano, sendo de destacar a abertura líquida de 70 lojas, entre as quais 11 novas lojas "Continente Modelo" (sete das quais na ilha da Madeira), cinco "Continente Bom Dia", um Continente em Portimão (que substituiu a loja algarvia que sofreu um incêndio) e 45 lojas franchisadas "Meu Super".

A Sonae SR também reforçou a sua rede de lojas em todo o mundo, tendo aberto 11 lojas em termos líquidos e atingido as 579 unidades. Este crescimento foi especialmente sentido ao nível da Zippy e da MO, que ao longo de 2013 investiram na internacionalização crescente das suas atividades, nomeadamente através de lojas próprias, acordos de franquias e exportação de produtos.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos