A Amazon e o eBay estão a apostar em materializar a sua presença através de espaços físicos.
A Amazon está a experimentar “vending machines” automáticas para a venda do Kindle em aeroportos e centros comerciais. A empresa liderada por Jeff Bezos começou a testar estes espaços em Novembro e os quiosques são similares aos usados nas “pop-up stores” que implementou em vários centros comerciais no ano passado. Através destes espaços, a Amazon vende desde o Kindle aos acessórios.
Para já, os quiosques não ligam as compras neles efectuadas a uma conta na Amazon, mas os testes revelam a vontade da empresa em se expandir para além de uma presença online e da venda através de terceiros, comercializando directamente o seu hardware e acessórios em espaços físicos.
Por sua vez, a eBay está a apostar novamente nas montras interactivas que permitem aos clientes colocar encomendas online. A empresa estabeleceu uma parceria com um operador de centros comerciais nos Estados Unidos da América, que unifica o poder das compras online e “mobile” com a presença física. Durante a época de Natal, a eBay colocou três montras digitais num “shopping” de São Francisco, onde os clientes podiam comprar produtos da Sony, TOMS e Rebecca Minkoff. O pagamento era efectuado com o PayPal e as compras podiam ser entregues em casa ou levantadas na loja Sony desse mesmo centro comercial. A eBay quer repetir a iniciativa.