Especial S. Valentim: Eles mimam mais que elas
Segundo um estudo conjunto da D&K Vision e da Fedis, existe um maior comprometimento por parte dos homens nas ofertas de S. Valentim. As mulheres esperam claramente que os “seus” homens tomem a iniciativa e parece mesmo que os senhores se enganam menos na hora de escolher o presente do que as damas.
59 por cento dos homens e 64 por cento das mulheres gastam entre 40 e 100 euros em presentes de S. Valentim, contrariamente a 11 por cento dos homens e sete por cento das mulheres despendem menos de 15 euros.
A compra do presente é feita logo em Janeiro por 38 por cento dos homens e por 43 por cento das mulheres, ao contrário de outros 32 por cento dos homens e 31 por cento das mulheres que esperam até à última semana. Os comerciantes já se habituaram à tendência de compras de última hora, uma vez que a última semana antecedendo o dia de S. Valentim é a mais animada desta época.
O Dia dos Namorados é uma altura de romantismo e as flores continuam a ser um elemento indispensável nestas comemorações, assim como a lingerie e os produtos de bem-estar (massagens e cuidados pessoais). No top 5 dos produtos mais oferecidos às mulheres encontram-se o cheque-brinde (para perfumes, lingerie, almoço ou Spa), o jantar, o bem-estar (oferta de produtos de beleza e massagens), as flores e a jóias e relógios. Aos homens, os cinco produtos mais oferecidos são também o cheque-brinde (para livros, CD’s, excursões ou aventura), o bem-estar (oferta de produtos de beleza e massagens), o jantar, uma citytrip e roupas. O vermelho continua a ser a cor da época e o coração o símbolo por definição.
De realçar que 71 por cento das mulheres espera que o seu companheiro organize um programa para esta ocasião e 74 por cento dos homens antecipam a expectativa da companheira.
Um dado curioso para finalizar, menos de um por cento dos inquiridos escreve um bilhete amoroso para festejar uma data que é por definição a celebração do amor e fidelidade.