Amb3E fala sobre standards europeus de recolha, logística e tratamento de resíduos de aparelhos eléctricos e electrónicos
Mónica Luizio, especialista em Ambiente e Resíduos da Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, irá falar sobre o WEELABEX e os standards de qualidade para a recolha, logística e tratamento de Resíduos Eléctricos e Electrónicos (REEE), no III Encontro Nacional de Gestão de Resíduos, que decorre esta terça-feira, dia 10 de Dezembro, no Auditório da Agência Portuguesa do Ambiente, em Amadora.
A Amb3E é um dos membros fundadores da WEEELABEX, uma entidade internacional sem fins lucrativos criada em 2011, para promover e auditar a adopção de standards europeus enquanto forma de melhorar as práticas de gestão de REEE nos países membros. O projecto WEEELABEX teve como resultado a criação de standards europeus para a recolha, logística e tratamento de todos os tipos de REEE. Por outro lado, levou também à concepção de um conjunto de regras, procedimentos e documentação de reporte para uma uniformização e maior transparência do desempenho ambiental de cada unidade de tratamento.
Estes standards WEELABEX são uma forma de antecipar as exigências que serão impostas pela directiva europeia, que deverá ser transposta para a lei portuguesa até 14 de Fevereiro de 2014. Esta directiva prevê a normalização de processos e o desenvolvimento de critérios para o tratamento de REEE.
Organizado pela Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA), este encontro nacional, actualmente na terceira edição, procurará abordar os desafios e metas que se impõem ao meio, mesmo em tempo de crise.