Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Retalhistas dos EUA dominam classificação dos 250 melhores sites
2013-10-28

Os retalhistas dos Estados Unidos da América (EUA) dominam o último levantamento trimestral dos 250 sites de retalho mais importantes do mundo. A pesquisa, que foi feita exclusivamente para o World Retail Congress 2013 pela Sitemorse, mostra que os retalhistas dos EUA são responsáveis por oito dos 20 melhores lugares. Isto apesar do facto de a maior retalhista online do mundo, a Amazon, só conseguir o lugar 218 na pesquisa.

Os retalhistas europeus, no entanto, levam os três primeiros lugares, com a sueca ICA na posição número um, seguida pela C&A e pelo Grupo Spar.

Entre os retalhistas norte-americanos no top 20 estão o grupo de lojas de conveniência Kwik Trip, que subiu seis lugares para o quarto, o grupo de supermercados baseado na costa oeste Stater Bros, que subiu 15 lugares para sexto, a cadeia de desconto Big Lots, que subiu 17 lugares para o oitavo, e a Nordstrom, que subiu 70 lugares para o 11.º.

O sucesso dos EUA veio à custa do Reino Unido e Alemanha, que têm uma presença reduzida no top 20 neste trimestre. Os retalhistas britânicos ocupam apenas um lugar com uma nova entrada, a Associated British Foods na 13.ª posição, em comparação com três entradas no último levantamento, enquanto a Alemanha tem o grupo Tengelmann, Aldi e o recém-chegado Rewe-Zentral no top 20, em comparação com cinco operadores no segundo quartil.

Outros recém-chegados ao topo da tabela incluem a Jerónimo Martins, que é a mais bem colocada nova entrada neste trimestre, em sétimo lugar, a FDB (Co-op Danmark) da Dinamarca e a Maxeda da Holanda.

Estes nomes destacam o domínio contínuo dos retalhistas europeus e dos EUA, com a comerciante de Hong Kong Uny (Apita) a ser o único nome de fora desses dois continentes que conseguiu assegurar um lugar no top 20. Nomes que são de origem de fora da Europa e dos EUA encontram-se em grande concentração no fundo da tabela. Entre os 10 nomes no fundo estão três retalhistas japoneses - Yodobashi, Takashimaya Company e Isetan - juntamente com o Grupo Euroset da Rússia e da Suning Appliance da China. O restante deste grupo de baixo desempenho é composto por três operadoras dos EUA, juntamente com o Grupo Otto com sede na Alemanha e, em último, Signet Jewelers que opera fora do Reino Unido e dos EUA. Este último conseguiu atingir uma pontuação de apenas 0,36 em 10.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos