15 lojas das cadeias de bricolage Castorama e Leroy Merlin da região de Paris desafiaram este fim de semana a proibição judicial de abrir ao domingo.
De acordo com a EFECOM, estas duas cadeias foram criticadas pelo governo francês que, não obstante, anunciou a abertura de uma concertação para negociar a mudança nas regras dos horários de funcionamento do comércio.
No exterior das lojas Castorama, os colaboradores da cadeia montaram instalações para explicar aos clientes esta acção que poderá valer multas avultadas para ambas as insígnias. O tribunal tinha ameaçado com uma sanção de 120 mil euros por cada loja que infringisse a proibição de abertura. Decisão que resultou do pedido da Bricorama com base na lei dos horários comerciais de 2009.
Outro caso em tribunal está relacionado com o trabalho nocturno e envolve a cadeia de perfumes Sephora, proibida pelo tribunal de abrir a loja dos Campos Elíseos, em Paris, após as 21 horas. Em ambos os casos, os colaboradores destas cadeias pronunciaram-se contra as sentenças dos tribunais, alegando que poderão pôr em perigo postos de trabalho.
Com a cortesia da Grande Consumo.