A Amazon está a ponderar deslocalizar os seus centros de distribuição alemães para a Polónia. Segundo o jornal Puls Biznesu, o gigante do “e-commerce” quer abrir cinco entrepostos logísticos na Polónia e República Checa e para lá transferir parte das suas actividades da Alemanha.
No oeste da Polónia, a Amazon quer abrir três centros, cada um com cerca de 100 mil metros quadrados e representando um investimento de 50 a 60 milhões de euros. Responsáveis pela agência de desenvolvimento regional de Wroclaw indicaram que as discussões com a Amazon estão em curso, mas não foi feita nenhuma confirmação. Estes centros darão emprego a seis mil pessoas, estando o primeiro operacional já em 2014.
Na República Checa, o jornal Hospodarske Noviny avança, por seu turno, que a Amazon irá abrir um dos centros previstos para este país perto do aeroporto de Praga. Terá 25 mil metros quadrados.
Com estes investimentos, a Amazon poderá transferir parte das suas actividades baseadas na Alamenha, onde se tem, nos últimos meses, confrontado com várias greves por reivindicações de aumento de salários. Através da sua central de Munique, a Amazon opera oito centros logísticos e dois de serviço ao cliente e dá emprego a nove mil pessoas.