A IKEA começou a vender painéis solares nas suas lojas do Reino Unido e está a estudar outros mercados onde possa replicar esta iniciativa.
Os painéis solares propostos aos clientes pela retalhista sueca são fabricados pela chinesa Hanergy e serão vendidos a um preço de 6.800 euros aos portadores de cartão IKEA Family. Segundo Steve Howard, director de sustentabilidade da IKEA, “trata-se de um prolongamento lógico: o cliente pode comprar aqui tudo o que consome energia, então porque não poderá comprar algo que produz energia”.
A iniciativa é lançada na loja de Southampton e vai ser desenvolvida em mais 17 lojas no Reino Unido nos próximos 10 meses. Com base neste teste britânico, a IKEA tomará a decisão de ampliar este negócio a outros mercados nos próximos 12 meses.
A IKEA estima que o investimento num painel solar poderá ser rentabilizado em sete meses. A empresa que participou na concepção destas soluções associou-se a instaladores, para que os clientes tenham uma solução chave-na-mão.