Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Staples e RadioShack removem cacifos da Amazon das suas lojas
2013-09-19

A Staples e a RadioShack retiraram os cacifos de recolha de produtos encomendados à Amazon das suas lojas. Decisão tomada um ano depois deste programa se ter iniciado e motivada pela cada vez maior concorrência com o maior player mundial de comércio electrónico, avança a Bloomberg.

As duas cadeias começaram a estudar este sistema nos Estados Unidos da América no ano passado, permitindo aos clientes da Amazon levantarem os produtos que tinham comprado online nos cacifos colocados nas suas lojas sem nenhum custo associado. Isto permitia que os clientes não tivessem de estar em casa para receber as encomendas da Amazon ou se arriscassem a ter a mercadoria roubada por ser deixada às suas portas na impossibilidade de contacto.

Esta parceria foi desenvolvida num momento em que a Amazon se figurava como um grande concorrente para ambas as cadeias, o que poderá parecer um contra-senso. Brian Yarbrought, analista na Edward Jones & Co., explica que tanto a Staples como a RadioShack esperavam que na altura em que os clientes iam levantar as suas encomendas fizessem compras adicionais nas suas lojas. O facto de agora removerem estes cacifos, poderá significar que não viram nenhum incremento das vendas fruto desta parceria.

Com a concorrência mais intensa por parte da Amazon e de outros retalhistas online, as vendas da RadioShack caíram nos últimos seis trimestres, resultado num prejuízo líquido de mais de 200 milhões de dólares. A Bloomberg nota que a Amazon também tem retirado vendas à Staples, ao ampliar a sua oferta aos artigos de escritório e papelaria e as receitas da insígnia também caíram em sete dos últimos oito trimestres.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos